Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Documentário soviético, legendado em português, mostra raras imagens de Lênin em vida

Leia ainda o texto em russo transcrito: http://fishuk.cc/lenin-vivo

Todos os filmes com Lenin que restaram no tempo, unidos em documentário de 1969 por Mikhail Romm: "????? ?????" [Zhivoi Lenin] - "Lenin vivo" ou "Lenin em vida". Postos em ordem cronológica e acrescidos de comentários, formam material indispensável ao estudioso do comunismo, da União Soviética e do século 20.

As películas, guardadas nos arquivos do Partido Comunista da União Soviética, abrangem os anos de 1918 a 1921. Desde o governo Khruschov se buscou apagar os resquícios do chamado "culto à personalidade" de Stalin por meio de um novo "culto a Lenin", com raízes na própria morte do fundador. Idealizou-se uma "idade de ouro" leniniana também sob Brezhnev, homem sem carisma para gerar "culto" e envolvido nos problemas que iniciariam o colapso da URSS.

A política vigente desde 1956 marcou o filme, pois nem Stalin, bolchevique atuante já antes de 1917, nem Trotsky, colaborador de Lenin desde o fim do tsarismo e criador do Exército Vermelho, sequer são citados. É provável que não haja tomadas dos dois junto com Lenin (não sei se as imagens com Trotsky numa parada foram filmadas), ainda que haja umas poucas de Trotsky em outras situações.

Uma riqueza são as cenas do segundo (1920, das "21 condições") e terceiro (1921, da adoção da "frente única") congressos da Comintern, que forjou o marxismo-leninismo e os partidos comunistas no século 20. Alguns topônimos hoje são diferentes: o Aterro Prechistensk, por exemplo, se chamava "Kropotkin" desde 1924, mas em 1992 voltou ao nome histórico. E Palácio de Uritski foi um nome que se tentou dar ao Palácio de Tauride em 1918, mas não vingou.

Baixei o filme do canal "varjag2007", onde está sem legendas: http://youtu.be/BxLbmtlxcK4. O site russo Net Film também tem dados gerais e descrições das tomadas que ajudaram na tradução: http://www.net-film.ru/film-6684. O discurso de Lenin no meio do documentário, "Apelo ao Exército Vermelho", pode ser lido e ouvido na íntegra aqui: http://fishuk.cc/lenin-fala4.