Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Instituto Vladimir Herzog doa ao Arquivo Nacional coleção sobre a imprensa de resistência ao regime militar

O Instituto Vladimir Herzog doou ao Arquivo Nacional uma coleção de 41 DVDs que contêm depoimentos de jornalistas brasileiros que fizeram a imprensa de resistência ao regime militar (1964-1985).

A doação foi realizada no último dia 3 de agosto, durante visita do diretor do Instituto, Nemércio Nogueira, ao diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva.

Parcela desses depoimentos já tinha sido disponibilizada ao público em junho de 2011, no âmbito do projeto “Os Protagonistas dessa História", que contou com o patrocínio da Petrobras, e levou ao lançamento de uma coleção de 12 DVDs, denominada “Resistir é preciso, com depoimentos, dentre outros, dos jornalistas Paulo Moreira Leite, Juca Kfouri, Fernando Moraes, Audálio Dantas e Carlos Azevedo.

A íntegra do material, contudo, permaneceu inédita até hoje, e em breve poderá ser acessada pelos usuários do Arquivo Nacional, após o processamento técnico da doação.  “São mais de seis horas de material bruto”, apontou Nemércio Nogueira, que considera a coleção completa de “de grande valor para pesquisadores que desejem estudar o assunto em maior profundidade”.


Instituto leva o nome de jornalista assassinado pela ditadura

Criado em 25 de junho de 2009, com a missão de contribuir para a reflexão e produção de informação que garanta o direito à vida e o direito à justiça, o Instituto Vladimir Herzog é uma entidade parceira do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas, administrado pelo Arquivo Nacional.

O Instituto leva o nome do jornalista Vladimir Herzog, que teve passagem destacada por diversos jornais brasileiros, além de ter atuado como diretor do departamento de telejornalismo da TV Cultura, de São Paulo. Herzog foi assassinado nas dependências do DOI-CODI, em outubro de 1975, após ter sido convocado para prestar esclarecimentos sobre suas ligações com o Partido Comunista Brasileiro.

Fonte: Memórias Reveladas