Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Memórias da guerra

As Avenidas 23 de Maio e Nove de Julho, em São Paulo, são símbolo da Revolução de 1932. A primeira é uma alusão ao dia da morte de quatro jovens estudantes que se tornaram heróis do movimento revolucionário e deram origem à sigla MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), pela qual se tornou conhecido o levante paulista.

Já a segunda avenida é referente à data do início da guerra propriamente dita, considerada feriado estadual em comemoração ao Dia do Soldado Constitucionalista. Agora, ambas são referência na exposição Constitucionalista: 80 anos da Revolução de 1932, que acontece de 4 a 26 de julho, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Através de imagens, documentos históricos originais e objetos museológicos, a exposição mostra a relação deste episódio com a história da Câmara dos Deputados: apesar de ter sido uma guerra que dizimou cerca de 800 brasileiros, ela deixou um legado para a história parlamentar brasileira.

A vitória de Getúlio Vargas não impediu o fortalecimento da luta pelo retorno da ordem democrática. Em 1933 foram realizadas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, fato que marcou a reabertura do Poder Legislativo.

Para montar a exposição, o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares e o Museu da Câmara dos Deputados contaram com material cedido pelo Museu dos Veteranos de 32, pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) e pelo Museu Casa Guilherme de Almeida, todos de São Paulo, e também pelo Centro de Documentação e Informação da própria Câmara.

Os documentos expõem aspectos ignorados pela história oficial, como a participação de mulheres de diversos segmentos sociais, negros, índios e crianças que se mobilizaram em diferentes frentes pelo ideário da revolução.

A mostra pode ser visitada de segunda à sexta, das 9h às 18h30, no Corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A entrada é franca.

Fonte: Revista de História