Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Tortura e psicologia - uma questão sempre presente

A tortura não é coisa do passado. É uma prática que persiste e precisa ser combatida.
O Memorial da Resistência de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta no projeto Sábado Resistente “Tortura e Psicologia – uma questão sempre presente”, um debate com a psicóloga e ex-coordenadora do Programa Nacional de Combate à   Tortura do Governo Federal, Maria Auxiliadora Arantes, e Lúcia Coelho, psicóloga , sobre a tortura, a concepção que move os torturadores e como suas vítimas convivem com essa experiência terrível.

Na ocasião, haverá o lançamento do livro Carrascos e Vítimas - Psicologia da Tortura, da psicóloga francesa Françoise Sironi (Professora Titular de Psicologia Clínica e Psicopatologia na Universidade Paris VIII e diretora do Centro de Etnopsiquiatria Georges Devereux).

A publicação faz uma análise profunda do ponto de vista psicológico e sócio-político da aplicação premeditada da tortura e descreve instrumentos materiais e verbais utilizados pelos perpetradores dessa infame prática.

O fato de os transtornos mentais desencadeados pela destruição física e psicológica das pessoas torturadas serem distintos de qualquer quadro nosológico da psiquiatria atual, levou Françoise Sironi a desenvolver uma nova técnica de atendimento psicológico para as vítimas do que ela denomina como "traumatismo intencional".

Este Sábado Resistente conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia, do Sindicato dos Psicólogos, da Sociedade Rorschach e do Instituto de Psicologia da USP .

Programação

14h00 - Boas Vindas de Kátia Felipini (Coordenadora do Memorial da Resistência)

Apresentação e coordenação: Ivan Seixas (Núcleo de Preservação da Memória Política)

14h15 - “Tortura e psicologia - uma questão sempre presente”


“Tortura: crime praticado pelos humanos”

Maria Auxiliadora Arantes

Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Ciências Sociais - PUC/SP; integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia; Coordenadora Geral de Combate à Tortura na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2009-2010); fundadora e dirigente do Comitê Brasileiro pela Anistia de São Paulo - CBA/SP (1978-1982)


“As raízes geopolíticas da tortura intencional e seus efeitos na sociedade brasileira”

Lúcia Coelho

Psicóloga, Especialista no Psicodiagnóstico da Rorschach, Presidente da Sociedade Rorschach de São Paulo


16h - Debate

17h - Lançamento do livro “Carrascos e Vítimas - Psicologia da Tortura” (Françoise Sironi)
Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.