Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Sábado Resistente reúne coletivos juvenis para debater democracia e direitos humanos

Desde as manifestações de junho de 2013, os coletivos juvenis de resistência têm ganhado protagonismo na luta por direitos no Brasil. Em 2016, foram realizadas diversas ações e manifestações organizadas por grupos e coletivos jovens nas ruas das principais capitais do país. Para debater a participação dos coletivos juivenis, no dia 11 de março (sábado), o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, abre espaço e realiza a primeira edição do ano do projeto Sábados Resistentes, organizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política.

O evento acontece às 14h e terá depoimentos de militantes de diversos coletivos juvenis de resistência, exibição de trecho do documentário “Lute como uma Menina” e apresentação musical da Cantora Anna Bueno, que integra o coletivo M.A.P (Movimento Aliança da Praça). Com o objetivo de debater a importância da participação da juventude na luta por direitos humanos e pela democracia. 

Estarão presentes representantes dos grupos Levante Popular da Juventude, Projeto Meninos e Meninas de Rua, Conselho Nacional da Juventude, do movimento secundarista e a advogada Camila Marques, que apresentará o relatório recém publicado “Nas ruas, nas leis, nos tribunais”, do Artigo 19, sobre a liberdade de manifestação no Brasil.

PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas vindas – Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo) 
14h10 – Coordenação – Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
15h – Mesa Redonda
16h – Debate
 
MÚSICA
Anna Bueno é cantora, compositora, poeta, instrumentista e arte educadora. Integra o coletivo M.A.P (Movimento Aliança da Praça), cujo foco é disseminar arte pelos bairros periféricos. Possui um álbum autoral intitulado “Inspir’Ação”, lançado em setembro de 2016.

MESA REDONDA
Juliane Furno é doutoranda em economia na Unicamp e militante do Levante Popular da Juventude desde 2006, onde já contribuiu com diversas tarefas e processos de luta, sendo parte da organização da primeira rodada de escrachos contra os torturadores da ditadura militar e pela Memória, Verdade e Justiça. 

Marco Antônio da Silva Souza é coordenador estadual e nacional do Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR). Iniciou a militância na área da infância na primeira metade dos anos oitenta como liderança dos meninos que trabalha e vivia nas ruas do ABC-Paulista/SP e participou no 1º Encontro Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Ainda adolescente, entrou no Movimento Nacional de Meninos Meninas de Rua (MNMMR) e atuou na mobilização contra o extermino de meninos e meninas de rua e pela aprovação do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA).

Caroline Fonseca é integrante da União da Juventude Socialista e do movimento secundarista. Participou da ocupação da Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, a maior escola da América Latina, onde estuda, e de diversas outras ocupações e manifestações.

Flávio Colombini é cineasta, um dos diretores do documentário "Lute como uma menina!", sobre as estudantes que ocuparam escolas em protesto contra reorganização escolar imposta pelo governo de São Paulo. Flávio também costuma fotografar e filmar os atos dos estudantes secundaristas e das militantes feministas.

Daniel Souza é filósofo, doutorando em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Juventude, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República.

Camila Marques é advogada e coordenadora do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da ARTIGO 19. Formou-se na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente também é Conselheira Consultiva da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

 
SERVIÇO
 
Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@ memorialdaresistenciasp.org.br
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças)
Entrada Gratuita
 
Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Kátia Felipini Neves (11) 3335.4990 | kneves@ memorialdaresistenciasp.org.br
 
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | [email protected] 
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | [email protected]