Centro de Documentação e Memória (CDM)
Revista Problemas - Revista Problemas

Resolução do Pleno de Abril do Comitê Nacional do PCB

CN PCB Publicado em 28.02.2012

O COMITÊ NACIONAL do Partido Comunista do Brasil, reunido sob a inspiração do gênio imortal de Stálin, nosso mestre, guia e pai estremecido, examinou a atual situação política e as tarefas do Partido à luz dos preciosos ensinamentos do histórico XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, ensinamentos que constituem um roteiro seguro para as lutas do povo brasileiro por sua emancipação nacional e social.

1 — O COMITÊ NACIONAL do Partido Comunista do Brasil aprova unanimemente o Informe do camarada Prestes sobre "O XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética e as Tarefas de nosso Partido", importante documento, que aplica às condições específicas de nosso país as sábias indicações do XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética e, em particular, do genial discurso nele pronunciado pelo camarada Stálin.

Tendo em vista a extraordinária significação do informe do camarada Prestes, que abre ao nosso Partido, à classe operária e a todo o povo brasileiro, novas e claras perspectivas para a vitória da causa da paz, da libertação nacional e da democracia popular em nosso país, o Comitê Nacional determina a leitura e o estudo imediatos deste documento por todos os militantes e em todos os organismos do Partido, bem como a rápida execução das tarefas nele indicadas.

2 — O COMITÊ NACIONAL do Partido Comunista do Brasil reafirma sua resolução de novembro de 1952, que determina a todas as organizações e a todos os militantes do Partido a leitura e o estudo cuidadoso dos materiais do XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, devendo os órgãos dirigentes do Partido, em todos os escalões, ajudarem a realização desta importante tarefa.

A assimilação das lições contidas nos materiais do XIX Congresso e no genial trabalho do grande Stálin "Problemas Econômicos do Socialismo na URSS" é de importância decisiva para a elevação do nível ideológico dos militantes e dirigentes do Partido. O XIX Congresso do Partido Comunista da União Soviética assinalou na história da humanidade a etapa da construção da sociedade comunista, foi uma demonstração poderosa de internacionalismo proletário, revelou o poderio imenso da Pátria do Socialismo e a força crescente e invencível do campo da paz e da democracia. Seus ensinamentos impulsionam os comunistas a avançar com mais audácia e colocar-se à altura de sua missão.

O Comitê Nacional determina que o estudo dos documentos do XIX Congresso e da grande obra do marxismo criador "Problemas Econômicos do Socialismo na URSS" seja obrigatório para todo o Partido.

3 — O COMITÊ NACIONAL do Partido Comunista do Brasil chama ã atenção de todos os militantes e organizações do Partido para o cumprimento das tarefas traçadas na "Carta Aberta do Partido Comunista do Brasil sobre o Falecimento do Camarada Stálin". A realização vitoriosa das medidas ali indicadas exprimirá a mais alta homenagem de nosso Partido à memória sagrada do camarada Stálin, nossa fidelidade sem limites à sua obra e aos seus ensinamentos.

O Comitê Nacional determina que, em honra à memória do camarada Stálin, seja empreendido por todo o Partido um grande esforço organizado a fim de tornar vitorioso o RECRUTAMENTO STÁLIN e ganhar para as fileiras do Partido os melhores combatentes da classe operária, os melhores filhos de nosso povo.

O Comitê Nacional chama todo o Partido a empenhar-se na grandiosa campanha nacional de assinaturas HOMENAGEM DO POVO BRASILEIRO AO GRANDE STÁLIN, pela qual milhões de brasileiros deverão manifestar seu imenso amor e sua gratidão ao imortal chefe do proletariado e guia dos povos. É dever de honra dos comunistas colocar-se à frente desta campanha e levá-la ao seio das grandes massas.

O Comitê Nacional reafirma o juramento sagrado de nosso Partido: "O povo brasileiro jamais fará guerra à União Soviética". Difundir amplamente essa palavra de ordem entre as massas é tarefa fundamental de todo o Partido, pois, nos dias de hoje, a mais alta afirmação de internacionalismo e de patriotismo é o apoio sem reservas à União Soviética e ao grande Partido de Lênin e Stálin, que marcham à frente de toda a humanidade na luta pela paz, a independência dos povos, a democracia e o socialismo.

Rio, abril de 1953.

O COMITÊ NACIONAL DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL.