Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Documentário raro traz registro sobre a VII Conferência do PCdoB na Albânia

Entre 1978 e 1979 realizou-se a VII Conferência Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na Albânia socialista. Ela representou uma grande vitória deste partido que havia sido duramente atingido pela repressão menos de dois anos antes, na chamada Chacina da Lapa.

Nesse episódio, três importantes dirigentes foram assassinados – Pedro Pomar, Ângelo Arroyo e João Batista Drummond – e quatro quadros, presos e torturados: Elza Monnerat, Haroldo Lima, Aldo Arantes e Wladimir Pomar.  O objetivo da ditadura militar era eliminar o partido que havia organizado a Guerrilha do Araguaia.

A VII Conferência realizou-se em duas partes, com militantes que se encontravam no exterior ou haviam chegado ali clandestinamente de várias partes do Brasil. Uma equipe de cinema albanesa filmou todo o evento e produziu um documentário a partir do roteiro feito por comunistas brasileiros. A narração coube a Dynéas Aguiar, Edson Silva, José Reinaldo de Carvalho e Ana Rocha. Nele, entre outras coisas, destacam-se as imagens de Diógenes de Arruda Câmara, que morreria alguns meses depois ao voltar do exílio.

Este documentário – nunca exibido no Brasil e que muitos imaginavam desaparecido para sempre – foi encontrado por Bernardo Joffily e Olívia Rangel. O casal havia sido enviado à Albânia para pesquisar e resgatar os arquivos do PCdoB localizados naquele país. A “Operação Tirana” foi bem sucedida. Além do filme raro, foram encontradas fotos e atas de reuniões entre membros do PCdoB e a direção do Partido do Trabalho da Albânia. O material foi foto-copiado e será fonte indispensável para a reconstrução da história dos comunistas brasileiros.

Hoje divulgamos uma versão condensada de 16 minutos. Em breve, a integra  do documentário e de outros documentos encontrados será disponibilizada ao público, através da página do Centro de Documentação e Memória da Fundação Maurício Grabois (CDM-Grabois).

Ao fundo do plenário da 7ª Conferência do PCdoB é póssível ver a câmera da produtora albanesa colhendo imagens para o futuro documentário. Esta foto veio com os materiais da "Operação Tirana". Nela podemos ver Sergio Miranda, Dynéas Aguiar, Carlos Eduardo Carvalho,  Manoel Geraldo Cação Pereira (Quincas), Rogério Lustosa, Edson Silva, Nelson Levy, Diógenes Arruda Câmara e Pirobita.