No dia 24 de março de 2009, a Fundação Maurício Grabois promoveu o debate “De Bretton Woods à falência do Lehman Brothers: para onde vai a crise do capitalismo?”, com apoio do Conselho Regional de Economia do Rio (Corecon-RJ). Sérgio Barroso representou a Fundação no evento.

Ele apresentou um painel mais amplo para o entendimento da crise, lembrando como um de seus marcos iniciais a desregulamentação financeira iniciada nos EUA em 1974, com liberalização das contas de capitais. Segundo Barroso, a legislação norte-americana do New Deal (resultado da crise iniciada em 1929) começou então a ser desmontada, já no sentido da globalização financeira.

A Fundação Maurício Grabois também promoveu eventos com a finalidade de debater a crise do capitalismo em Minas Gerais, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e no Ceará. Outros debates estão em fase de preparação. Em todas as atividades, houve grande participação. Ao interesse pelo tema soma-se a qualidade dos debatedores — renomados especialistas, com visão progressista, do mundo acadêmico e do movimento popular contribuíram para o esclarecimento dos fundamentos da crise.

Segundo Sérgio Barroso, os eventos que a Fundação Maurício Grabois vem promovendo têm cumprido um papel relevante no debate de idéias neste momento singular. “O Brasil ainda sofrerá com a crise mundial, ao menos pelos próximos dois anos”, diz ele.