Escola do PCdoB
Ensino e Pesquisa

Nucleo Economia e Desenvolvimento

Publicado em 01.03.2010

  Núcleo de Ensino e Pesquisa: Economia Política & Desenvolvimento  

Coordenador: Sérgio Barroso
Equipe de coordenação/professores: Marcos Antônio Ribeiro da Costa, Marcelo Fernandes, Renildo de Souza, Lécio Morais, Meire Rose

Membros:
Aguinaldo (Ba)
Alan Bueno da Fonseca (DF)
Anderson Falcão Azevedo (ES)
André Ruas de Aguiar (SC)
David Fialkow Sobrinho (RS)
Dilermando Toni (SP)
Dynéas Aguiar (SP)
Evandro Freitas Siqueira (AP)
Lúcio Monteiro Pereira (PE)
Marco Antonio R. da Costa (RJ)
Paulo Bretas V. Junior (RJ)
Ricardo Moreno (BA)
Sinival Osorio Pitaguari (PR)
Uirtz Servulo da Silva (RJ)
David, Fialkow Sobrinho (RS)
Carlão (RJ)


1 . Objetivos Gerais
• O NEP&D se propõe a desenvolver o estudo e a pesquisa para o ensino, centrado na temática da economia política marxista e do desenvolvimento econômico. Visa contribuir para a formação de um corpo docente da Escola Nacional que impulsione o atual estágio de conhecimento teórico, e ideológico de seus formadores.
• Baseando-se na apropriação e interpretação criativas do conhecimento produzido pela literatura especializada (clássica, internacional, nacional), O NEP&D busca consolidar e ampliar o esse universo teórico-político do aprendizado já acumulado do corpo formador da Escola Nacional.
• Voltando-se notadamente para duas áreas centrais – a economia política marxista e os processos do desenvolvimento capitalista no Brasil –, o NEP&D utilizará também o estudo comparativo de experiências internacionais, entretanto convergindo suas atenções para a contribuição no debate sobre os novos rumos do país, especialmente mirando um novo modelo de desenvolvimento com valorização do trabalho;
• O NEP&D se ocupará igualmente da tarefa de construção do Currículo da Escola Nacional.

2 . Áreas Temáticas
• O NEP&D deve direcionar seu trabalho de estudo e pesquisa para o ensino, tendo em vista áreas temáticas que possuam importância teórica e prática, em conformidade com a complexa problemática contemporânea das alternativas de desenvolvimento. Assim, principalmente:
a) Fundamentos da Economia Política marxista
b) a Economia do Trabalho;
c) a Industrialização e o Desenvolvimento Econômico no Brasil
d) a Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D);
e) O imperialismo e a Grande Depressão
f) O pós-Gurra e os Acordos de Betton-Woods
g) A crise dos nos 1970 e a “Globalização Financeira”; e
h) a Economia agrária,
constituirão uma subdivisão inicial, de maneira a focar, aglutinar formadores em ramos específicos do Núcleo.

3 . Constituição e Dinâmica

• O NEP&D será constituído pelo conjunto dos professores que participaram do I Curso da Escola Nacional (julho/2003), do Encontro Nacional de Professores (fevereiro/2004), optantes por trabalhos (Monografia, Artigos e Resenhas) relativos à EP&D, e outros que a ele manifestarem adesão. Estará ainda aberto a novos formadores e professores, a critério da Coordenação do mesmo.
• Na dinâmica do funcionamento do NEP&D deve estar incluído:
• reunião (ou reuniões) Plenária (s), vinculada às atividades regulares (anuais) da Escola Nacional, assim como às iniciativas possíveis do NEP&D e suas áreas temáticas;
• b) o contato cotidiano, via internet, para discussão e acompanhamento coletivo das tarefas definidas pela Coordenação;
• c) outras formas de funcionamento e aprendizado coletivo (Seminários, Encontros, etc) serão examinadas de acordo com a necessidade e a factibilidade.

4. Da Coordenação
• Cabe a Coordenação do NEP&D dirigir, organizar e acompanhar as diversas tarefas deste setor da Escola Nacional, sempre em conformidade com as diretrizes nacionais desta última, bem como em sintonia com a política de inter-relacionamento dos outros núcleos
 


  BIBLIOGRAFIA TEXTO