Escola do PCdoB
Ensino e Pesquisa

Nucleo Estado e Classe

Publicado em 05.03.2010

  Núcleo de Ensino e Pesquisa: Estado e Classes Sociais  

Coordenadores: Augusto C. Buonicore e José Carlos Ruy

Equipe de coordenação: Augusto Buonicore, José Carlos Ruy

Membros:
Alcinéia Silva – SP
Altamiro Borges - CNFP
Ana Guedes - BA
Ana Lúcia Cruz - PA
Ana Maria Prestes – MG
Augusto C. Petta – SP
Augusto César Buonicore
Carlos Fernando Niedesberg – RS
Cassia Damiani - CE
Dinei Carneiro - MG
Domingos Sales - AM
Elder Vieira - SP
Eremi Melo Fragoso - RS
Evangelista Rios - BA
Fernando Garcia - SP
Franck Batista – AC
Gêbson Lacerda - AL
Hugo Cortez - PE
Joan Edesson de Oliveira - CE
Jorge Barreto - RJ
José Carlos Ruy - CNFP
Júlio Vellozo - SP
Márcia Xavier Ramos – PE
Marcos Oliveira - RJ
Maria Ivonete Nascimento - DF
Maurício Vilela - ES
Neide A. S. de Freitas – CE
Paulo Porto Borges - PR
Rodrigo de Carvalho - SP
Saulo Rodrigues Bastos - RS
Sérgio Danilo - MG
Selene Baçal - AM
Sônia Correa - RS
Waldemar M. S. Souza - RJ
Wellington Cantanice - PB
Juana Nunes - RJ

I) Objetivos

Geral:

Aprofundar o estudo dos clássicos do marxismo-leninismo, especialmente os que tratam do problema do Estado, das classes sociais e da luta entre elas. A partir deste referencial teórico estudar e pesquisar sobre o processo de formação, desenvolvimento e as particularidades das classes sociais e da luta de classes e do Estado capitalista no Brasil das origens a atualidade. Estudar também os elementos constitutivos do Estado socialista na suas diferentes experiências e estágios.

Específico:

  • Formar professores da Escola Nacional do Partido para área do materialismo histórico e da ciência política marxista.
  • Colaborar na elaboração do currículo das disciplinas sobre classes, lutas de classes e Estado (teoria e Brasil) e avaliar permanentemente a sua aplicação e desenvolvimento.

Atividades:

No Encontro de fevereiro:

  • Fundar o núcleo, debater e planejar a vida do núcleo – estabelecer um plano de trabalho/estudo para o próximo período.
  • Realizar uma sessão de estudo de trecho da obra de Marx Introdução a Crítica a Economia Política (trata-se da parte III, intitulada “ Método da economia política ”)

Alguns problemas teóricos e políticos a serem enfrentados inicialmente:

  • Qual seria a concepção marxista-leninista de Estado? – O Estado como um instrumento de dominação de uma classe sobre outra – Estado = Ditadura e a possibilidade de ampliação do conceito de Estado.
  • As particularidades do desenvolvimento do Estado no Brasil das origens até hoje – concentrando maiores atenções no período do pós-1930.
  • O Estado na transição para o socialismo – a legalidade e o pluralismo socialista e a Ditadura do proletariado.
  • Qual a conceituação marxista de classe, de fração de classe, luta de classes e revolução? E quem é o proletariado para Marx, Engels e Lênin. Quais as transformações que sofreu a classe nestas décadas? As particularidades do desenvolvimento das classes e da luta de classes no Brasil das origens até hoje, concentrando maiores atenção no período do pós-1930.

No primeiro semestre de 2004

  • Desenvolver um plano de estudo de obras clássicas do marxismo-leninismo sobre Estado e classes sociais buscando entender o processo de construção destes conceitos no pensamento de Marx, Engels, Lênin e outros autores marxistas como Gramsci, Luckás, Althusser, Poulantzas, Millliband. Consolidando um arcabouço teórico que nos permita entender o Estado e a luta de classes no capitalismo contemporâneo, especialmente no Brasil.
  • Desenvolver um plano de estudo de obras fundamentais para entender a formação e evolução das classes sociais e do Estado no Brasil.
  • Estudar os manuais e cartilhas de marxismo leninismo produzidos por outras instituições do mundo. Este esforço será realizado tendo em vista a construir o currículo da Escola Nacional do PCdoB.

Bibliografia obrigatória que deverá ser lida e estudada em 2004 e 2005

Clássicos do marxismo

  • Engels, F. – As Origens da Família, da Propriedade Privada e do Estado.
  • Engels, F. - Anti-Dühring (Seção terceira: “Socialismo”)
  • Engels, F. - As guerras camponesas na Alemanha
  • Lênin, V. I – O Estado e a Revolução.
  • ________. – Sobre o Estado
  • ------------- - Uma grande Iniciativa
  • Marx, K. – A Guerra Civil na França.
  • ---------- - Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte
  • ---------- - A Luta de Classes na França
  • ----------- - O Capital – livro I (trechos)
  • Marx, K - Formações econômicas pré-capitalistas (com introdução de Eric Hobsbawn: trata-se de uma excelente introdução crítica à questão da sucessão dos modos de produção, ou fomrções econômico-sociais, em Marx)
  • Marx e Engels - O Manifesto do Partido Comunista
  • Marx e Engels - Introdução à A ideologia alemã (é a primeira exposição sistemática que eles fazem de suas idéias sobre a história
  • Marx / Engels: História (org Florestan Fernandes) - (é uma excelente antologia de textos, com uma introdução do organizador, que resumem as idéias de Marx e Engels sobre a história)  

Formação social brasileira

  • Costa, Emília Viotti da - Introdução a Da senzala à colônia
  • Gorender, Jacob - O Escravismo Colonial
  • Holanda, Sérgio Buarque de, Do império à República, in O Brasil Monárquico, Tomo III, vol. 5
  • Moura, Clóvis – Rebeliões na Senzala
  • Prado Jr., Caio – Evolução Política do Brasil
  • ------------------- - História Econômica do Brasil
  • ------------------- - A Revolução Brasileira
  • Sodré, Nelson W. – A história da burguesia brasileira
  • ---------------- - Capitalismo e revolução burguesa no Brasil
  • ------------------- - Formação histórica do Brasil

 

BIBLIOGRAFIA TEXTO