Para enfrentar essa quadra adversa para os trabalhadores e os povos do mundo, o Comitês Estadual do PCdoB no Acre, por meio de sua Escola, partiu para a ofensiva no campo da luta de ideias e deflagrou uma intensa campanha de popularização do Curso Sobre o Programa Socialista – CPS.

A popularização do CPS está estruturada a partir de uma rede de formadores, e se articula à campanha de filiação de novos militantes, tendo como motor os “cafés com filiação” que ocorrem regularmente todas as sextas à noite, na sede do Partido. A dinâmica é a seguinte: todas as quintas a partir das 18h às 21h ocorrem rodadas de estudo, sexta “café com filiação” também as 18h e aos sábados de 8h às 12h tem nova rodada de CPS, sempre na sede do Comitê Estadual.

“O militante assina a ficha de filiação no Partido, e, automaticamente, está assinando também a matricula na Escola do Partido. Em seguida, nós da Escola, entramos em contato com o novo camarada e perguntamos: você deseja fazer o CPS na quinta ou no sábado?” afirma o diretor da Seção Estadual da Escola, José Uchôa.

O Programa Socialista

Em novembro de 2009, o PCdoB aprovou no 12º Congresso o seu 5º programa para o Brasil. Esse documento ficou conhecido como Programa Socialista, cujo centro de sua linha estabelecida está expressa na premissa de que “…o socialismo é o sistema que pode realizar as potencialidades da Nação, defendê-la com firmeza da ganância estrangeira, e garantir ao povo, seu grande construtor, o direito a uma vida digna e feliz. Por isto, o socialismo é o rumo. O fortalecimento da Nação é o caminho”

Passados seis anos de sua aprovação, o Programa Socialista do PCdoB está dramaticamente atual, notadamente pela realidade de crise econômica e política por que passa a nação, seguindo a tendência do que ocorre nos países do centro do capitalismo. 

Capilaridade

No presente momento, o esforço é para interiorizar essa iniciativa, nesse sentido, já foram realizadas jornadas de estudos nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó.

A previsão da Secretaria Estadual de Formação e Propaganda do PCdoB no Acre é que, até meados de outubro, seja encerrado esse ciclo de popularização do CPS com uma reunião da Comissão de Formação Estadual e publicação do resultado desse esforço. A partir daí, iniciam-se os cursos CIM (Curso de Iniciação ao Marxismo), visando formar público para a realização do Curso Nível II, previsto para segunda quinzena de janeiro de 2016.