Com a participação de Nereide Saviani, diretora da Escola, Altair Freitas, secretário executivo, Aloisio Barroso, diretor de estudos e pesquisas da Fundação Maurício Grabois, o camarada Francisco Delgado mostrou um vivo interesse em conhecer o sistema nacional de formação do PCdoB.

Na ocasião, o dirigente do PC cubano ressaltou a importância da formação político-ideológica de militantes e quadros dirigentes dos partidos de esquerda, em particular para os partidos comunistas bem como apresentou uma síntese sobre o trabalho de formação da militância comunista em Cuba.

Nereide Saviani e Aloisio Barroso apresentaram uma painél geral sobre o sistema nacional de formação e propaganda do PCdoB, com destaque para o trabalho da Fundação Maurício Grabois e da Escola Nacional, com ênfase para os diversos cursos implementados, pontuando também os desafios para a formação da militância comunista em um país de dimensão continental como o Brasil.

Ao final da reunião, ficou estabelecida a necessidade de aprofundamento dos vínculos, troca de informações e experiências entre o trabalho de formação militante desenvolvido pelos dois partidos. O dirigente cubano foi agraciado com um conjunto de materiais alusivos ao trabalho da Escola Nacional e livros publicados pela Fundação Maurício Grabois, voltados para uma maior compreensão da realidade brasileira e os desafios da luta pelo socialismo na atualidade.