O curso, com o total de 42 alunos, mais uma equipe pedagógica formada por membros da comissão de formação do PCdoB em Pernambuco, teve participantes dos três estados da região e foi aplicado em cindo dias na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.

Além dos professores, em sua maioria da seção pernambucana da Escola Nacional João Amazonas, cujo currículo foi respeitado integralmente, com aulas dos núcleos de Filosofia, Estado e Classes, Economia Política e Desenvolvimento, Socialismo, Partido e a mesa sobre a questão feminina e racial, o curso ainda contou com a presença de Nereide Saviani, diretora da Escola Nacional.

Os trabalhos foram abertos no dia 20/04 com aula inaugural do vice-prefeito da cidade do Recife e presidente da seção estadual da Fundação Maurício Grabois, Luciano Siqueira e contou com o presidente do PCdoB em Pernambuco, Alanir Cardoso.

Para o secretário de formação e propaganda do PCdoB em Pernambuco, Nilson Vellazquez, “é um grande êxito da seção regional da escola nacional do partido realizar um curso como esse em um momento conturbado como o que vivemos. Reforça a têmpera ideológica de nosso partido e propicia uma melhor preparação de nossos militantes nas lutas que vêm por aí, evitando todo tipo de pressão externa que possamos viver, sejam elas internas ou externas, tais como o esquerdismo, liberalismo, pragmatismo, dogmatismo e corporativismo. Garantir a formação dos nossos quadros é preparar o partido para todos os momentos.”

Ao final do curso, uma orientação tática de ocupar as ruas e participar do acampamento e de todos os atos da Frente Brasil Popular em Pernambuco foi dada pelo secretário de organização, Ossi Ferreira. Dessa forma, com ânimo renovado e convicções aprofundadas, os participantes do curso afirmaram, ao final do curso, em alto e bom tom: “não vai ter golpe!”