Nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, a Secretaria de Formação e Propaganda do Comitê Estadual de São Paulo realizou o curso Conceitos Básicos do Marxismo-Leninismo (Nível II) para militantes e quadros do PCdoB. Foram cinquenta e sete participantes, representando cinco comitês municipais, com destaque para a grande presença de militantes do partido da capital paulista.

Segundo Elisangela Lizardo, secretária de formação do partido em São Paulo, o curso foi vitorioso. “Ele joga papel importante no processo geral de formação de militantes e quadros comunistas no estado”, avaliou. De acordo com ela, há a forte perspectiva de ocorrer, ainda este ano, uma nova turma para este curso, após o processo eleitoral de outubro.

O curso Nível II paulista desenvolveu os cinco temas centrais do currículo da Escola Nacional João Amazonas: A filosofia marxista, estado e classes sociais, economia política e desenvolvimento, socialismo e partido comunista. Para isso, contou com aulas das (os) camaradas Madalena Peixoto, Augusto Buonicore, Aloisio Barroso, Altair Freitas e Ricardo Abreu, dirigentes nacionais e professores (a) da Escola. Houve ainda uma mesa especial abordando Marxismo e a Questão Feminina com Mariana Venturini, da comissão nacional de mulheres do partido, e sobre Marxismo e a Questão Racial com Edson França, dirigente nacional e da comissão dos movimentos sociais.