Com uma carga horária de 90 horas, o Nível III é voltado para dirigentes dos Comitês Estaduais, Comitês Municipais das capitais, membros das comissões auxiliares do Comitê Central e militantes das diversas frentes de atuação partidária que tenham realizado o curso Nível II – Conceitos Básicos do Marxismo-Leninismo. Não serão aceitas inscrições individuais.

São OITENTA VAGAS disponíveis. O valor da inscrição é de R$ 1.500,00 que pode ser parcelado em até três pagamentos, conforme as orientações encaminhadas aos comitês partidários. A inscrição dos (as) camaradas é feita exclusivamente pelos comitês estaduais e pelas secretarias nacionais do Comitê Central do PCdoB.

Antes das atividades presenciais, cada camarada inscrito(a) deverá realizar atividades preparatórias na Plataforma de Ensino a Distância da Escola, conforme orientações a serem encaminhadas posteriormente. 

A realização do Nível III é sempre um grande acontecimento no trabalho de formação teórica da militância e quadros dirigentes do PCdoB, pelo seu caráter de curso nacional, cujas aulas são ministradas pelos (as) professores (as) da Escola, camaradas com larga experiência no trabalho de formação no Partido, bem como pelo extenso e profundo conteúdo. O conteúdo está organizado em cinco núcleos fundamentais, que norteiam todo o trabalho de estudo do marxismo-leninismo e da realidade brasileira: Filosofia Marxista, Estado e Classes Sociais, Economia Política e Desenvolvimento, Socialismo e Partido Comunista.