O Encontro reuniu camaradas de todas as regiões da cidade e contou com a presença da camarada Elisangela Lizardo, secretária de formação e propaganda do comitê estadual, que apresentou no início dos trabalhos, para debate, o tema “O papel da formação e propaganda para a estruturação partidária”. Contou ainda com a presença do camarada Jamil Murad, presidente do comitê paulistano e diversos (as) dirigentes da executiva municipal. Durante os trabalhos, foi apresentado todo o conteúdo do Nível I, os materiais pedagógicos disponíveis bem como foi desenvolvida uma orientação voltada para o preparao das aulas. Na parte da tarde foram organizados cinco grupos de trabalho, que constituíram os núcleos de ensino e pesquisa da capital (Filosofia Marxista, Estado e Classes Sociais, Economia Política e Desenvolvimento, Socialismo e Partido Comunista). Cada um dos núcleos desenvolveu a leitura e debateu as aulas específicas, como instrumento de aprofundamento do conhecimento dos conteúdos e organização das aulas.

 

O projeto da Secretaria de Formação e Propaganda do PCdoB da capital paulista, dirigida pelo camarada Altair Freitas, visa levar os cursos do Nível I da Escola Nacional ao maior volume possível de filiados (as), militantes e amigos (as) do PCdoB nas diversas regiões de São Paulo, processo que é parte integrante do trabalho de estruturação partidária.

O Nìvel I propicia a compreensão adequada sobre o Programa Socialista do Partido enquanto o CIM apresenta as noções fundamentais do Marxismo-Leninismo enquanto corpo teórico. Desta maneira, quem realiza os dois cursos, tem acesso ao estudo dos elementos primordiais da teoria revolucionária que dá base às ações do PCdoB ao longo dos seus 95 anos de existência.

Nesse grandioso e ousado projeto, torna-se imprescindível a montagem de uma rede de camaradas que atuem junto à base partidária na condição de professores (as)/formadores (as) populares, articulando com a própria direção municipal e os comitês distritais uma agenda de trabalho que se prolongue até o final deste ano. Além dos dois cursos do Nível I, a Comissão de Formação apresentou a proposta de realização de um curso específico sobre a Revolução Russa de 1917 e construção do socialismo na União Soviética, uma vez que este é o ano de comeoração do centenário do início daquela grandiosa revolução proletária e que teve enorme impacto para a humanidade ao longo do século XX e até hoje. Composta pelos (as) camaradas Altair Freitas, Elder Vieira, Fernando Garcia, Marianna Ribeiro, Marianna Venturini e Valéria Leão, a comissão desenvolverá com os distritais uma agenda própria para a efetivação dos cursos.