Com uma militância em franco processo de crescimento, o Comitê Estadual do PCdoB de Tocantins, presidido pelo camarada Nésio Fernandes, através da Secretaria de Formação e Propaganda dirigida pelo camarada Edy Cesar, realizou o I Curso Estadual de Formação Política, com o tema “Marxismo no Século XXI” com a participação de mais de setenta pessoas entre militantes, dirigentes e amigos (as) do Partido. Ministrado pelo camarada Altair Freitas, da Escola Nacional João Amazonas, do Partido, as linhas fundamentais do Programa Socialista do Partido e do Marxismo-Leninismo. Foi uma atividade vibrante e com grande participação dos (as) camaradas e amigos (as) presentes opinando e perguntando sobre os temas abordados. 

 

Segundo as palavras  do presidente do comitê estadual, Nésio Fernandes, “a transofrmação social no Brasil passa pela educação, e isso o que estamos fazendo no PCdoB, preparando a militância através da educação e formação”. De acordo com o Secretário de Formação, Edy Cesar, atividade assim “é importante para formar a militância do Partido e preparar as bases ideológicas para as diversas lutas e a eleição de 2018”. 

 

Para Altair Freitas, que desenvolveu as atividades do curso, “foi uma grande satisfação encontrar em Tocantins um PCdoB renovado na sua linha política, em franca consonância com as lutas sociais e políticas do povo tocantinense, com a presença de diversos quadros de grande capacidade administrativa, responsáveis por setores estratégicos da administração pública do município de Palmas em áreas como a saúde e educação, empenhados também no fortalecimento quantitativo e qualitativo da militância comunista. Chamou também de modo muito intenso, a presença de lideranças de diversos movimentos sociais e liderenças que participaram de modo intenso das lutas que possibilitaram ao município de Palmas atingir um bom padrão de atendimento às principais demandas da sua população. Muito sentida também foi a boa presença de militantes do trabalho de juventude no Estado, com particular presença de estudantes da Universidade Federal do Tocantins. A conjugação de tudo isso deu ao curso uma dinâmica muito qualificada e aponta para um futuro próximo muito promissor para o PCdoB no Estado”. 

 

Novos cursos e atividades de formação serão implementados no próximo período, buscando fortalecer o trabalho do partido em outras regiões do Estado e na própria capital, conforme as perspectivas apresentadas pela direção do Partido no Estado. 

 

 

a já tradicional “selfie” encerrou o curso (Foto: Nésio Fernandes)