Escola do PCdoB
Seções Regionais

Seção Estadual da Paraíba

Publicado em 20.03.2010

A Secretária de Formação e Propaganda do C.E. da Paraíba apresenta seu planejamento para 2010/2011



                                                 COMITÊ ESTADUAL DA PARAIBA
                                       Secretaria Estadual de Formação e Propaganda

Plano Estadual de Formação e Propaganda 2010/2011

COMISSÃO ESTADUAL DE FORMAÇÃO

- Nucleo Executivo: - Sec. Estadual de F&P – Simão Almeida
- Sec. de F&P de João Pessoa
- Cristiano
- Helena Uema
- Iedo
- Pleno: - Nucleo Executivo +
- Professores da (futura) Escola Estadual +
- Sec. de F&P de Campina Grande +
- Sec. de F&P de Patos
-

I – RESUMO DA EXPERIÊNCIA
II – CURSOS DE FORMAÇÃO
III – CICLOS DE DEBATES
IV – ESCOLA ESTADUAL
V – SEÇÃO ESTADUAL DA FUNDAÇÃO MAURICIO GRABOIS
VI – REVISTA PRINCÍPIOS
VII – COMISSÃO ESTADUAL DE FORMAÇÃO
VIII – PLANO DE AÇÃO 2010


I – RESUMO DA EXPERIÊNCIA

No período de dois anos transcorridos desde a 12ª Conferência Estadual até os dias atuais (2007/2009), as atividades da Secretaria Estadual de Formação e Propaganda conheceram alguns avanços que avaliamos tendo saldo positivo.

A Secretaria de Formação deu passos efetivos para se constituir como instância de direção estadual do Partido. Para isto jogou papel fundamental:
1) A constituição e funcionamento da Comissão de Formação
2) A realização dos 2 (dois) cursos nível I, envolvendo 69 (sessenta e nove) dirigentes estaduais e municipais e militantes, de todas as áreas no Estado e
3) A iniciativa dos Ciclos de Debates em João Pessoa.

No entanto algumas debilidades persistem:
1) A formação ainda é vista como uma atividade acessória e dispensável pelas direções do partido.
2) Os CMs, com destaque especial para os de João Pessoa e Campina Grande, não compreenderam ainda o papel fundamental da formação teórica, política e ideológica na construção do partido.
3) Não retomamos o trabalho com a revista Princípios.
4) Como conclusão, tanto a Secretaria de Formação como a Comissão de Formação carecem de consolidação.

EM RESUMO: As debilidades nos indicam os desafios que devemos enfrentar e resolver para conseguirmos avançar.


II – CURSOS DE FORMAÇÃO

No ano de 2008 o ponto alto dos Cursos de Formação foram os CBV’s que envolveram 32 municípios, com 182 participantes, sendo 107 candidatos a vereador.
No ano de 2009 a ênfase foi o 2° Curso Nivel I (Noções Básicas do Marxismo-leninismo), com a realização de 2 cursos (Litoral-Borborema e Sertão) dos quais participaram 69 dirigentes estaduais e municipais de 17 municípios.

III – CICLOS DE DEBATES

Os ciclos de debates se constituíram numa experiência pioneira, realizada em João Pessoa, quando o Partido organizou e convidou para debater alguns pontos relevantes da vida política paraibana e brasileira, algumas personalidades políticas e acadêmicas. Esta iniciativa se revelou profundamente positiva, enquanto instrumento da luta de idéias. É uma experiência que deve ser fortalecida, continuada e ampliada para outros municípios, tendo como foco o debate sobre o novo Programa Socialista para o Brasil.

IV – ESCOLA ESTADUAL

A partir da aplicação dos Cursos (CBV em 2008 e 2° Curso Nivel I em 2009) foi se consolidando uma equipe de professores, dentre os quais militantes e dirigentes do Partido e uma convidada que, em essência, podem ser considerados o embrião da Escola Estadual do PCdoB. A incorporação de novos camaradas em torno deste núcleo deve ser a base para a construção e consolidação da Escola Estadual do PCdoB.
Durante a realização dos dois 2° Curso nível I, DEZ camaradas se apresentaram como voluntários para participarem da Escola Estadual do PCdoB.

V – SEÇÃO ESTADUAL DA FUNDAÇÃO MAURICIO GRABOIS

Até o presente não houve iniciativa para organizar a Seção Estadual, o que deverá ser colocado como meta para este período 2010/2011.

VI – REVISTA PRINCÍPIOS

Algumas tentativas no sentido de reativar o trabalho com a Revista Princípios, no período passado, não surtiram efeito. É necessário retomá-lo em novo patamar. A SEFP deve propor ao CE um Plano de Trabalho com a Revista Princípio para este período 2010/2011.

VII – COMISSÃO ESTADUAL DE FORMAÇÃO

No período passado a Comissão Estadual de Formação apesar de um funcionamento, ainda, incipiente, com participação inconstante de alguns de seus membros, conseguiu implementar as tarefas básicas da Formação no Estado. Eram seus membros: Ademir, Donato, Helena, Iedo, Simão e Cristiano (incorporado em 2009).

Para este período de 2010/2011 a proposta é que a Comissão de Formação seja formada por
um Núcleo Executivo, composto por militantes sediados em João Pessoa e um Pleno composto pelos Professores e outros militantes que possam desenvolver laços com a tarefa da Formação.
PLANO DE AÇÃO 2010

CURSOS DE FORMAÇÃO 2010 (*)

-
Janeiro – Participação no Curso Nacional nível III (Simão e Donato);
- Março/Junho – Realização de CBV’s nos municípios, em parceria com os CM’s, abrangendo os municípios prioritários.
- Abril a Junho – Participação em Curso Nivel II regional.
- Abril a Junho – Realização de DOIS 2° Cursos Nivel I (Conceitos Básicos do Marxismo-leninismo).
(*) Os cursos serão realizados até junho/2010, segundo calendário da Escola Nacional, em função de que, a partir de Julho a centralidade será a campanha eleitoral.

CICLOS DE DEBATES
-
Abril/Dezembro – Retomar os Ciclos de Debates, com periodicidade definida, em João Pessoa (Litoral) e ampliando para Campina Grande (Borborema) e Patos (Sertão), tendo como foco o debate do Programa Socialista do PCdoB.

SEÇÃO ESTADUAL DA FUNDAÇÃO MAURICIO GRABOIS
-
Abril/Dezembro – Aprovar plano para implantação legal da Seção Paraibana da Fundação Mauricio Grabois, designando militante para coordenar a tarefa.

REVISTA PRINCÍPIOS
-
Abril/Dezembro – Aprovar plano de trabalho com a revista Principios, envolvendo plano de assinaturas, pontos de vendas, municípios prioritários e filiados do Partido.

ENCONTRO ESTADUAL DE FORMAÇÃO
-
Abril – Realizar o 1° Encontro Estadual de Formação, aberto à participação de CM’s e de militantes vinculados à tarefa da Formação