Possibilitar aos filiados e militantes comunistas no Maranhão a formação política e ideológica, debatendo e aprofundando o pensamento, as ideias e filosofia do partido. Com essa finalidade, a direção do PCdoB-MA, através de sua Secretaria de Formação, promoveu o lançamento da seção regional da Escola de Formação João Amazonas, para militantes e quadros do partido, num momento de expansão do Partido naquele estado nordestino.

As atividades foram compostas por reunião entre a direção da Escola Nacional com a Comissão Estadual de Formação e Propaganda e um debate sobre o trabalho nacional de formação, realizadas na última sexta-feira, dia 6 de março. Em seguida, foi dado início ao Curso de Iniciação ao Marxismo Leninismo e Orientação sobre o trabalho com o CPS – Curso do Programa Socialista – cujas atividades transcorreram nos dia 7 e 8, na Câmara Municipal de São Luís.

As atividades foram previstas como prioritárias durante o Encontro Nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, ocorrido no final de janeiro, quando foi detectada grande demanda por formação política no estado que recém elegeu um governador comunista, após uma longa hegemonia política dos Sarney.

Consolidação da Escola maranhense

Na abertura do evento, Nereide Saviani apresentou aos participantes o “Sistema Nacional de Formação do PCdoB”, em que explicou como deve ser estruturada a sua implantação em nível estadual. Nereide é professora da PUC-SP, membro do Comitê Central do PCdoB e diretora da Escola Nacional de Formação.
Fábio Palácio, diretor da Fundação Maurício Grabois, apresentou as linhas de atuação da entidade: “Realizaremos seminários, debates e outras ações que envolvam a intelectualidade e a sociedade para o debate sobre uma nova hegemonia política e cultural em nosso estado”, disse.

O responsável pelo trabalho de formação, Adriano Matos (Mu), disse que, com o lançamento da Escola no Maranhão, o PCdoB inicia uma nova fase, visando garantir à militância uma formação qualificada ao debate político e filosófico das bases comunistas e que eleve ainda mais a sua atuação nas diferentes áreas da vida social.

Por sua vez, Márcio Jerry, secretário estadual de Articulação Política e Assuntos Federativos do governo e presidente estadual da legenda, ressaltou a formação política e ideológica como fundamental para o atual momento do partido. De acordo com ele, a conjuntura atual está marcado pelo crescimento e expansão do Partido, a partir da “grandiosa vitória política obtida com a eleição do camarada Flávio Dino como governador do Maranhão”.

Já na tarde do domingo, ao final do curso, o camarada Egberto Magno propôs a realização do Curso Nível II – Conceitos Básicos do Marxismo Leninismo – a ser realizado no próximo mês de junho, dando continuidade ao processo geral de formação dos quadros participantes do CIM. Segundo ele, a realização do Nível II em junho possibilitará a presença de militantes do PCdoB maranhense no próximo curso nacional, a ser realizado no mês de julho, no Estado de São Paulo.

As atividades foram encerradas em clima de confraternização com o compromisso de cada dirigente municipal presente levar à frente o trabalho de formação militante junto à base do Partido.
O lançamento da escola de formação dos comunistas no Maranhão também contou com a participação do secretário-executivo da Escola, Altair Freitas, além da participação de dirigentes comunistas dos 13 maiores comitês municipais do partido no Estado.