O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), criticou o pedido de prisão feito pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Claro que o pedido de prisão preventiva desses promotores de São Paulo não tem a menor consistência técnica. Pura ‘sociedade do espetáculo'”, disparou o chefe do executivo maranhense pelo Twitter.

De acordo com o governador, “não se trata de defender o ex-presidente Lula”. “Mas sim de defender a Constituição e o Estado de Direito. Isso interessa a todos”, complementou.

Dino fez uma provocação, ao dizer que “em breve alguém vai pedir a prisão preventiva dela: da Constituição”. “Estes promotores de SP erraram ou agiram com desvio de finalidade (em busca de holofote ou pra turbinar ato do dia 13)?” questionou.

Apesar de ter admitido, em coletiva de imprensa, que não há provas concretas de que o ex-presidente Lula seja dono do apartamento no Guarujá, imóvel alvo de investigação do MP-SP, o promotor Cássio Conserino pediu a prisão preventiva de Lula. 

“O crime é de ocultação, claro que não há documento”, justificou o promotor, quando questionado se havia documentos que comprovassem que Lula é dono do triplex no litoral paulista. Segundo o promotor, que defendeu a denúncia contra Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, “nada do que foi feito é fruto de invencionice”, em relação à investigação, mas “fruto de depoimentos e de provas documentais”.

O Instituto Lula afirmou que a denúncia do MP-SP “não tem base na realidade”, uma vez que o ex-presidente “não pode ocultar patrimônio que não é dele”. “Em 30 de janeiro deste ano, foram divulgados todos os documentos relativos à cota do Edifício Solaris, que mostram que Lula e sua família nunca tiveram apartamento no Guarujá. O ex-presidente sempre declarou a cota em seu Imposto de Renda”, diz a nota.