O portal Grabois completa, neste Dia Internacional da Mulher, três anos de existência. “Espaço do pensamento marxista e progressista”, como define seu slogan, o portal defende as ideias e lutas sociais daqueles que sonham com uma sociedade efetivamente igualitária, soberana e democrática.
 

Gerido pela Fundação Maurício Grabois, o portal é instrumento dos comunistas e das forças democráticas e de esquerda, e busca vincar, junto à sociedade brasileira – em particular junto aos diversos setores da intelectualidade progressista –, uma corrente de ideias avançadas, capazes de contribuir para o progresso econômico-social e o avanço do país rumo a um novo modelo de desenvolvimento, caminho brasileiro para o socialismo.


O portal Grabois constitui-se em instrumento (a) da organização interna dos comunistas no setor de formação e propaganda e (b) da divulgação das ideias teóricas e políticas de interesse dos comunistas e das forças progressistas. Na primeira chave, a presença de todas as frentes do setor de formação e propaganda no ambiente virtual garante maior articulação interna, potencializa o trabalho e serve de elemento emulador da frente de formação e propaganda no âmbito dos estados. Na segunda chave, o portal serve de fonte de consulta para pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, historiadores e demais segmentos protagonistas da luta de ideias na sociedade brasileira.

Grabois busca colocar-se, dessa forma, como instrumento avançado da luta de ideias na internet, promovendo debate permanente e realizando a propaganda das questões teóricas, políticas e ideológicas de interesse dos comunistas e das forças democráticas. Em particular, o portal procura acompanhar com regularidade temas como a renovação do marxismo, a crise do capitalismo, o novo projeto nacional de desenvolvimento, a integração continental latino e sul-americana e a nova luta pelo socialismo, dentre outros.

Os conteúdos veiculados pelo portal, escritos originalmente em português ou traduzidos, têm como objetivo ajudar a pensar e avaliar os acontecimentos. Para essa finalidade o portal divulga conteúdos – exclusivos ou não – em geral mais densos, embora sempre ligados aos temas da atualidade. Também fazem parte de sua missão:

a) Resgatar a memória dos comunistas, do movimento operário e das iniciativas de dimensão histórica do campo progressista;
b) Promover e divulgar iniciativas de formação política e ideológica;
c) Divulgar as ocorrências e os personagens relacionados aos mundos da ciência, da cultura e da política;
d) Reunir, em um mesmo espaço, as diversas iniciativas editoriais do campo marxista e progressista.

Para tanto, o portal Grabois publica notícias, artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, fotos, áudios e vídeos que contribuem para o debate e a divulgação das ideias democráticas e progressistas. Em seu menu principal, oferece seções destinadas a documentação e memória, formação política, seminários e debates, políticas públicas, literatura, exposições, blogs, teses e dissertações acadêmicas. Há espaço, na seção “Autores”, para ensaios mais densos e longos, que são publicados em partes. O leitor pode consultar ainda uma biblioteca virtual reservada aos clássicos do pensamento marxista.

O portal também oferece, por meio da seção “Fontes de pesquisa”, acesso às páginas de importantes instituições de formação, pesquisa e documentação. Conteúdos audiovisuais de interesse da Fundação Maurício Grabois, incluindo peças produzidas em parceria com a TV Vermelho, também estão disponíveis, assim como especiais de fotos retratando atividades promovidas pela Fundação e outros eventos.

O portal divulga blogues de diretores e pesquisadores da Fundação Maurício Grabois e de personalidades dos mundos da política, da ciência e da cultura. Contém, ainda, espaços destinados à comercialização dos livros publicados pela Fundação em parceria com a editora Anita Garibaldi.

Elementos fundamentais da vida orgânica da Fundação Maurício Grabois e de suas diversas instituições subsidiárias ou coligadas estão presentes no portal, que apresenta mini-homes destinadas ao trabalho do Centro de Documentação e Memória (CDM), da Escola Nacional, da revista Princípios, da revista Estudos Estratégicos etc.

Grabois tem se constituído, dessa forma, em um espaço aberto e dinâmico, que nos últimos três anos vem aproveitando as novas possibilidades tecnológicas para ampliar a interação com os usuários da internet. Trata-se, porém, de um projeto em construção, que necessita do maior número possível de coloboradores. A Fundação Maurício Grabois renova seu apelo para que todos os militantes progressistas interajam com o instrumento, seja enviando artigos, notícias, pesquisas e outras produções, seja contribuindo para a divulgação do portal junto a um público cada vez mais amplo.