O PIB cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2013 em relação ao mesmo trimestre do ano passado. É o melhor resultado dos últimos seis trimestres.

O que caracterizava o crescimento da Era Lula era o aumento consistente do consumo devido à elevação da massa salarial, expansão do crédito e baixas taxas de desemprego. A segunda e importante característica da Era Lula era que o investimento crescia entre duas e três vezes o crescimento do PIB.

O primeiro trimestre de 2013 repete estes mesmos traços. O investimento cresceu 3% em relação ao primeiro trimestre de 2012 após quatro quedas consecutivas durante o ano passado. O consumo manteve sua trajetória ascendente impulsionado pelo aumento real de 3,2% da massa salarial no primeiro trimestre.

Apesar do bom resultado, uma pergunta permanece no ar. A indústria teve um desempenho decepcionante: a construção civil apresentou queda de 1,3% em relação ao mesmo trimestre do ano passado e a indústria de transformação caiu 0,7%. Ao mesmo tempo, a agropecuária cresceu 17%. Que tipo de economia o Brasil terá nas próximas décadas?