Em um primeiro nível, tem havido plena colaboração entre o governo federal e o do estado de São Paulo.

Após a entrada de Geraldo Alckmin no governo, foi feito um levantamento dos investimentos prometidos e dos efetivados para as regiões metropolitanas – Baixada Santista, ABC e Campinas. Constatou-se que a proporção era vergonhosa: apenas planos e maquetes que não saíam do papel. O governo Serra não efetivou nenhum projeto relevante, da ponte Santos-Guarujá à licitação dos VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos). Também não abriu nenhum canal de negociação com prefeitos.

O absurdo maior foi constatar que todos os especialistas consultados descartaram a ideia da ponte – cuja maquete havia sido "inaugurada" por Serra na campanha -, considerando o túnel solução muito mais completa.

Foi criada uma Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, entregue ao deputado Edson Aparecido, covista histórico.

***

Descendo um degrau, as prefeituras da região se reuniram em um consórcio no qual o que menos importa é o partido do prefeito. O mesmo bom senso exibido em recente encontro de Dilma Rousseff, Geraldo Alckmin e Antônio Anastasia refletiu-se nos trabalhos dos prefeitos, na interação com o estado e do estado com o governo federal.

Para completar o quadro, assim como ocorre em Pernambuco, a Petrobras ajudou a trazer para metodologias de planejamento estratégico que estão ajudando a estruturar os planejamentos municipais e os planos integrados da região.

***

Outra lição importante é a maneira como os gargalos estão sendo enfrentados.

Há uma visão vesga dos gargalos por parte dos cabeças de planilha. Consideram que a existência de gargalos deve servir de argumento para segurar a economia – seja através da elevação de juros ou de apertos fiscais. Ora, os gargalos são o pontapé inicial para os investimentos. Significam demanda reprimida, condição necessária para deflagrar processos de investimento.

A descrição dos planos de cada prefeito, e dos representantes da iniciativa privada, durante o evento Santos Export 2011 – promovido pelo jornal A Tribuna – é exemplo de como se iniciam esses processos.

Cada prefeitura está tratando de montar seus Parques Tecnológicos, investindo em treinamento da mão-de-obra, cobrando contrapartidas das empresas envolvidas com o pré-sal.

***

Por seu turno, as próprias empresas do porto se incumbem de ministrar cursos. Além disso estão sendo montados convênios com universidades, escolas técnicas. As demandas políticas tornam-se muito mais focadas em cima de obras essenciais, assim como os investimentos previstos no Plano Plurianual do estado.

***

No ano passado fiz duas afirmações que se mostraram corretas.

A primeira, a de que as eleições do ano passado foram cruciais para a consolidação da democracia brasileira. Se o clima de ódio tivesse vencido, haveria um retrocesso de décadas.

A segunda, é que, superado o obstáculo Serra, os novos governadores eleitos e a presidente consolidariam o verdadeiro pacto federativo brasileiro, no qual a colaboração e as consultas recíprocas são o ponto central.

___________

Fonte: Luis Nassif Online