Especiais - 2 de maio de 1945 - vitória do socialismo sobre o nazismo

Ouça o discurso de Stalin a 9 de maio de 1945

Pan-Eslavo Brasil Publicado em 07.05.2015

Nova tradução e primeira legendagem do discurso do líder soviético Iosif Stalin celebrando a capitulação total do exército alemão e a vitória da URSS e seus aliados na Segunda Guerra Mundial, a 9 de maio de 1945. Foi transmitido em russo pelo rádio a toda a população, e constitui um documento histórico da maior importância.

Dentro das "Obras completas" de Stalin, o discurso pode ser lido aqui: http://goo.gl/LOHwmz. Seu título original é "Vystuplenie

po radio, 9 maya 1945 goda", mas comumente conhecido como "O pobede nad Germaniey" (A vitória sobre a Alemanha). No site Sovmusic.ru, além de ler o texto é possível baixar o áudio em MP3: http://goo.gl/zxkDuj. Vários sites publicaram uma primeira tradução em português, cuja origem e autor desconheço, e com a qual cotejei meu trabalho, mas que apresenta vários defeitos: http://goo.gl/w5Sgqb

Stalin de início anuncia a vitória da URSS e seus aliados sobre as tropas nazistas e traça um breve histórico da rendição, desde as assinaturas preliminares até a desmobilização total dos alemães, inicialmente desconfiável, mas rapidamente efetivada. São lembrados ainda os sacrifícios dos soviéticos durante a guerra, finalmente coroados com o triunfo, e os planos de Adolf Hitler de desmembrar a União Soviética e destruir a Rússia, reputados como "malucos" e enterrados pela virada no conflito. Concluindo, Stalin alude ao tempo de crescimento pacífico que raiava na Europa, parabeniza os soldados pela defesa nacional e saúda a memória dos mortos em combate.

Выступление по радио И.В. Сталина 9-го мая 1945 г. по поводу победы Красной Армии и его союзных войск над фашистской Германией в конце Великой Отечественной войны, с субтитрами на португальском языке.