O historiador italiano Domenico Losurdo vem a São Paulo para participar do debate de lançamento do livro GUERRA E REVOLUÇÃO: O MUNDO UM SÉCULO APÓS OUTUBRO DE 1917. Professor de História da Filosofia na Universidade de Urbino (Itália), Losurdo aborda em seu livro uma nova perspectiva do século XX, a partir de um denso balanço das revoltas modernas. Gratuito e aberto ao público em geral, o evento ocorre na sexta-feira, dia 31 de março às 19h na PUC-SP. Após o debate haverá uma sessão de autógrafos com o autor!

GUERRA E REVOLUÇÃO: o mundo um século após Outubro de 1917
de Domenico Losurdo

Uma nova perspectiva do século XX, a partir de um denso balanço das revoltas modernas.

Este livro é uma vigorosa resposta àqueles que pretendem desacreditar a história da luta emancipatória. Neste denso e original balanço das revoltas modernas, Domenico Losurdo identifica e recrimina uma tendência reacionária que tem crescido entre historiadores contemporâneos: o revisionismo. Articulando com maestria categorias filosóficas e políticas como guerra civil internacional, revolução, totalitarismo e genocídio, o autor demonstra como as reais motivações dos revisionistas pouco têm a ver com o esforço para um melhor entendimento do passado; em vez disso, baseiam-se nas circunstâncias do presente e nas necessidades ideológicas das classes políticas. O revisionismo histórico quer erradicar a tradição revolucionária e reabilitar a tradição colonial. Losurdo contrapõe oferecendo ao leitor uma nova perspectiva do século XX.

“Um documento implacável. Denso e desconcertante. Um dos mais importantes livros de história escritos nos últimos anos.” – Ron Jacobs, Conterpunch.

“Losurdo é inacreditavelmente culto.” – Jacobin Magazine

“Losurdo é um filósofo-historiador de grande lucidez, autor de livros sempre inovadores.” – La Stampa

* * *

O mundo um século após Outubro de 1917
Conferência de Domenico Losurdo, seguida de autógrafos de lançamento do livro GUERRA E REVOLUÇÃO

31 de março | sexta-feira | 19h
Auditório 100 – 1º andar do Prédio Novo da PUC-SP
Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes – São Paulo/SP

Organização: PUC-SP | Núcleos de Pesquisa CEHAL, NEHTIPO, NEPI, NEAM, NEPEDH, GECOPOL, HIMEPE, Departamento de Economia e APROPUC
Apoio: Boitempo Editorial e Fundação Maurício Grabois