6 de Novembro de 1942

Tradução: A presente tradução está conforme à nova edição das Obras Escolhidas de Mao Tsetung, Tomo II (Edições do Povo, Pequim, Agosto de 1952). Nas notas introduziram-se alterações, para atender as necessidades de edição em línguas estrangeiras. 
Fonte: Obras Escolhidas de Mao Tsetung, Pequim, 1975, Tomo III, pág: 163-164. 
Transcrição e HTML: Fernando A. S. Araújo

 

É com o maior otimismo que celebramos este ano o aniversário da Revolução de Outubro. Estou firmemente convencido de que este aniversário marca um ponto de viragem tanto na guerra sovieto-alemã como na luta que trava a frente mundial antifascista para vencer a frente fascista.

Como o Exército Vermelho se encontrava só na resistência à Alemanha fascista e respetivos cúmplices da Europa, Hitler foi capaz de prosseguir a ofensiva sem ser batido. Mas agora as forças da União Soviética cresceram no decorrer da guerra e a segunda ofensiva de Verão hitleriana fracassou. Daqui para diante, a tarefa da frente mundial antifascista será passar à ofensiva contra a frente fascista e infligir ao fascismo uma derrota definitiva.

Em Stalingrado, os combatentes do Exército Vermelho realizaram um feito heróico que importa aos destinos da humanidade. Eles são os filhos da Revolução de Outubro. A bandeira da Revolução de Outubro é invencível, todas as forças fascistas estão condenadas a perecer.

Ao celebrarmos as vitórias do Exército Vermelho, nós, povo chinês, celebramos vitórias que também são nossas. A nossa Guerra de Resistência contra o Japão dura há mais de cinco anos e ainda nos esperam dificuldades, mas já se vislumbra a aurora da vitória. A vitória sobre o fascismo japonês é tanto certa como próxima.

Conjugar todos os esforços para esmagar o fascismo japonês, eis a tarefa do povo chinês.