A edição 159 da revista Princípios chega às mãos dos leitores com uma nova proposta editorial. Com quase quatro décadas de existência, a revista renova seu formato, perfil e conselho editorial para se inserir no debate nacional qualificada para os desafios da nova ordem política e econômica.

Foi com este tom que a nova edição foi lançada neste início de setembro (3), com apresentação dos envolvidos na empreitada, sob a mediação da socióloga Ana Prestes, também editora-executiva da revista. 

O historiador da ciência da UFBA, Olival Freire Jr, que foi editor entre 1993 e 2002, ressaltou a juventude dos editores que aceitaram aceitar o desafio da edição da revista. “É uma evidência de renovação da revista muito importante”, disse ele, fazendo referência à trajetória de Fábio Palácio como intelectual.

Ele comparou o momento da criação da revista, com o atual, em que a luta de esquerda era de resistência contra a ditadura. “A criação da Princípios, como do jornal Tribuna da Luta Operária, como a decisão de dirigentes de assumir a legenda do Partido Comunista do Brasil, que não era trivial nem automática devido à corrente interna contrária a isso, era uma aposta na ascensão do movimento democrático”, afirmou Olival, enquanto vivemos momentos de contenção, retrocesso e conservadorismo.

Ele apontou o desafio de tornar a revista clara e didática nos argumentos que oferecerá para a militância, nesse momento em que a esquerda é oposição ao governo. Como cientista, Olival ressaltou a importância da presença digital e acadêmica da revista. “Quem não tiver rastreabilidade no mundo digital não vai aparecer”, declarou, apontando a importância de estar na plataforma adequada e ser repercutida pela qualidade e impacto de seus artigos.

 

Para acessar a versão online da Revista, acesse o link aqui 

Para solicitar a versão impressa, acesse aqui 

Leia aqui o editorial da nova edição

Assista ao lançamento da revista abaixo: