Havana, 29 fev (Prensa Latina) O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Theodor Friedrich, ressaltou a histórica cooperação entre sua instituição e Cuba em matéria agrícola, informou hoje o jornal Granma.

Cuba leva muito a sério a colaboração com a FAO, disse o funcionário público em Holguín (Oriente) onde participou da Expociencia, um encontro que promove e impulsiona no território o aplicativo da ciência e a tecnologia em todos os ramos da economia.

Ressaltou que a ilha caribenha analisa detalhadamente os projetos propostos, e uma vez decidido seu aplicativo, os implanta e dá rastreamento.

Friedrich mencionou que a assistência da FAO é dirigida fundamentalmente aos institutos agrícolas e obras muito pontuais como a planta de espirulina, por sua importância para a indústria alimentar.

Acrescentou que para seu organismo também lhe satisfaz ter colaborado com projetos de instituições vinculadas às pesquisas pesqueiras, o desenvolvimento florestal e as produções de suínos e de mel, dentre outros.

Agora estamos empregando nossas conexões para aplicar o conhecimento de especialistas cubanos em função do aumento da colaboração Sul-Sul, sobretudo nas regiões do Caribe, apontou.

Ao ditar uma conferência referida à agricultura de conservação, na qual propôs um conjunto de ações para salvar os solos cultiváveis do planeta, alertou a degradação das superfícies dedicadas à produção de alimentos.

O desaparecimento dos solos é uma realidade que pode ser apresentado em decorrência dos próximos 60 anos, antes que se agravem os problemas que já propõe a mudança climática, afirmou.

Fonte: Agência Prensa Latina