Letícia Gala está na ilha de Fidel Castro representando seus alunos do 6º ano da Escola Básica José Amaro Cordeiro, localizada no Morro das Pedras. Eles criaram uma canção que fala sobre o fim dos preconceitos, que foi apresentada posteriormente à comunidade. O trabalho ficou tão bom que a professora decidiu inscrevê-lo no congresso cubano. Para a alegria e orgulho da turma, o projeto foi selecionado.

O Amor é opção, preconceito fora. Ouça seu coração. E passe a aceitar agora. Pelo amor de Deus, ninguém é igual. Mas não importa quem, todo mundo é especial, diz a letra da música Dane-se a Fobia: preconceito fora. A letra foi escrita pela aluna Gabriela Ventura, a Gabi, de apenas 12 anos. Depois, a professora Letícia com o restante da turma produziu a melodia e o arranjo musical. Gabi toca diversos instrumentos, mas prefere o Xilofone e a flauta, além de escrever poesias e manter um blog.

A inspiração da letra, explica a menina, surgiu com o projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), intitulado Papo Sério, que realizou um encontro com os alunos na aula da professora Letícia. A proposta dessa ação é atuar em escolas públicas e levar profissionais para conversar com professores e alunos sobre temas que envolvam o universo jovem, como preconceito, sexualidade, bullying e diversidade de gênero, temas que Gabi usou para compor a sua canção.

Ao final do encontro, os estudantes deveriam desenvolver cartazes a respeito do que ouviram nas palestras, mas Gabi preferiu escrever uma letra de música. A turma aderiu à ideia, explorando instrumentos de percussão, trompete, flauta doce e escaleta, sob as orientações da professora Letícia. A apresentação no auditório da reitoria da UFSC para todos os participantes do Papo Sério, englobando estudantes e professores de outras unidades de ensino, foi um sucesso. O resultado do projeto foi tão gratificante que a professora decidiu inscrevê-lo neste congresso em Havana. Uma pena que os alunos não possam estar lá também, mas com certeza Gabi e seus colegas estarão muito bem representados.

_______

RBS