O ano era 1947. Candidato à Prefeitura de Santo André, Armando Mazzo foi eleito pelo Partido Social Trabalhista (PST), mas nunca chegou a assumir o poder. No dia de sua posse, Mazzo foi expulso violentamente pela Polícia Militar, obrigado a deixar o cargo para o segundo colocado, Antonio Fláquer. O motivo para a anulação de sua candidatura estava claro: Mazzo era comunista.

Décadas depois, a eleição anulada ganha páginas de um livro. Com lançamento nesta sexta-feira (04/03), “A Viagem Interrompida” trará a saga de Armando Mazzo e as manipulações realizadas na época, tanto pela imprensa quanto pela oposição política.

“A história gira em torno de um grupo de políticos comunistas que foi impedido de assumir o poder em Santo André. No caso, o candidato eleito a prefeito Armando Mazzo e 13 vereadores que não tomaram posse por causa de uma série de manobras da direita”, revelou o autor, Eduardo Correia.

“Na época, o Partido Comunista era proibido no País. Então, diversos candidatos se candidataram em outros partidos. Por ser ilegal, começaram a denunciar os comunistas infiltrados e contestar seus votos. No caso do Armando Mazzo, a decisão de sua cassação aconteceu praticamente na véspera do Ano Novo. Porque ele compareceu até na cerimônia de posse no dia 1º de janeiro de 1948 e lá foi impedido de assumir.”

A obra nasceu de um estudo de mestrado realizado por Correia, entre os anos 2000 e 2004. Para a idealização, o autor recorreu a documentos históricos e depoimentos de pessoas que vivenciaram o ocorrido. “Tudo o que aconteceu é reflexo do início da Guerra Fria. É um período que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. Em outros países da América Latina, candidatos comunistas também foram derrubados do poder. Foi um processo de sufocamento da esquerda, com o apoio de grande parte da imprensa da época.”

Obra mostra ações da direita e da imprensa

Fugindo da linguagem acadêmica, a obra surge de um questionamento do autor sobre o papel das notícias na época. “O objetivo é mostrar como as forças políticas agem e como a imprensa se posiciona. Porque uma das razões que me motivaram ao estudo foi ver como a imprensa, a favor e contra Mazzo, noticiou os fatos”, explicou Correia.

“Nem sempre, no cenário político, as coisas são democráticas. Existem questões arbitrárias. E por que, na época, não houve revindicações dos eleitores que votaram em Mazzo? Ele foi impedido de chegar ao poder e reprimido até com violência policial. A atitude da população foi bem estranha.”

Para o autor, há uma visão negativa quanto ao movimento político. “O comunismo tem um estigma na sociedade, muito até pelos próprios erros que cometeu no poder. Porque foram governos que tiveram ausência de liberdade. E o Brasil tem uma história envolvendo os comunistas, principalmente nos anos 1930.”

Após o lançamento, Correia continuará a enfatizar o jornalismo, mas de outra forma. “Gosto de estudar a imprensa do passado. Tenho um projeto para analisar o discurso narrativo durante a Segunda Guerra Mundial, antes e depois de o Brasil participar dela”, concluiu.

O lançamento do livro “A Viagem Interrompida – A Aventura Comunista em Santo André da Década de 1940” acontecerá nesta sexta-feira (04/03), a partir das 19h, na Casa da Palavra (praça do Carmo, 171, Centro, Santo André). Entrada franca. Mais informações: 4427-7701.

Fonte: Jornal ABCD Maior