Em razão da próxima visita a Cuba do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Conselho de Igrejas de Cuba emitiu uma declaração, cujo texto Prensa Latina transmite a seguir:

O Conselho de Igrejas de Cuba cumprimenta e celebra a visita do presidente dos Estados Unidos da América à República de Cuba, neste mês de março. Achamos que esta visita pode ser proveitosa, não só para ambos países, mas para a região e para o mundo, especialmente no complexo contexto internacional que hoje vivemos.

Apreciamos que esta visita se realiza desde posições de respeito mútuo e de reconhecimento à soberania dos povos, das culturas e especificidades de cada nação. Entendemos que é um passo de avanço importante do diálogo e a busca de normalização de relações, que pode afetar positivamente a ambas nações e a América Latina.

O presidente estadunidense estará visitando uma ilha de paz e diversidade; em que tem confluído culturas europeias, africanas e asiáticas para conformar nossa cubanía; onde não só várias dezenas de denominações e várias dos ramos do cristianismo convivem em paz, mas também coabitam oito religiões em harmonia, unidos todos na busca de uma sociedade a cada dia melhor, onde possam ser feito realidade os valores e a ética da vida e o evangelho.

O presidente Obama chega também à terra de José Martí, latino-americano e universal, que tinha uma profunda sensibilidade ética e política do destino histórico de Cuba e um amante profundo dos valores positivos da pátria de Abraham Lincoln e de George Washington. Chega também à ilha do diálogo de paz para Colômbia, o lugar do histórico encontro e do abraço entre o Papa da Igreja Católica Apostólica e Romana Francisco e o Patriarca Cirilo da Igreja Ortodoxa de Moscou e de toda Rússia.

Muitas das igrejas protestantes e evangélicas cubanas somos herdeiras do trabalho de missioneiros e de igrejas norte-americanas. Durante anos constituímos uma ponte de amizade, junto a outras e outros cubanos e norte-americanos, na busca de uma possível normalização entre ambos países, orando e atuando pela chegada deste novo tempo.

Hoje, uma vez mais, elevamos nossa oração ao Deus da vida e da paz, como povo cubano e junto ao povo da América do Norte, pelos governantes de Cuba e dos Estados Unidos, especialmente pelo presidente Raul Castro e o presidente Barack Obama, bem como pelos líderes das igrejas de cada país.

Convidamos a nossas contrapartes, aos irmãos na fé, a todos os homens e mulheres de boa vontade nos Estados Unidos e no mundo, a se unir em oração e ação para este histórico momento que vivem nossas nações.

Cumprimentamos os pronunciamentos do presidente Obama ante o Congresso dos EEUU para que o bloqueio seja levantado.

Finalmente nossa gratidão ao Deus da vida Pai Filho e Espírito Santo neste tempo de quaresma, tempo em que a Igreja ora e jejua fazendo ênfase no que a palavra de Deus nos assinala: que o verdadeiro jejum é o da justiça, a misericórdia e o humildemente andar com Deus.

Que o Cristo Ressuscitado nos abençoe a Cuba e os Estados Unidos e a todos os povos de nossa terra e que essa bênção do Ressuscitado nos guie pelas sendas do diálogo, da justiça, do amor e a paz.

Reverendo Joel Ortega Dopico

Presidente do Conselho de Igrejas de Cuba

Fonte: Agência Prensa Latina