Cuba manifestou o seu apoio ao líder do Partido dos Trabalhadores do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e à presidente do país, Dilma Rousseff, considerando que são alvo de ações judiciais e parlamentares “injustificáveis e desproporcionadas”.

“A indigna manipulação da luta contra a corrupção tem o objetivo de desacreditar e criminalizar um líder emblemático da nossa América [Lula], desqualificar uma das organizações políticas mais combativas da região”, refere uma declaração, divulgada no domingo, pela diplomacia cubana.

Lula, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, tornou-se, na sexta-feira, o novo alvo da maior investigação por corrupção na história do Brasil, após ter sido levado pela polícia de sua casa para uma esquadra para prestar declarações pelo seu suposto envolvimento no escândalo de desvio de fundos da petrolífera estatal Petrobras.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano realçou ainda que o ataque contra a Constituição e a democracia no Brasil também visa “derrubar o legítimo governo da Presidente Dilma Rousseff e liquidar o processo progressista regional”. Na declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros sustenta-se ainda que Cuba “não tem dúvidas de que a verdade abrirá caminho e que o povo trabalhador do Brasil vai cerrar fileiras em sua defesa, assim como na salvaguarda dos avanços políticos e sociais conquistados pelos governos do Partido dos Trabalhadores”.

Fonte: Correio da Manhã