Durante o abraço simbólico ocorrido nesta sexta, quando foi entregue a nota de apoio das fundações, o ex-presidente do PCdoB, Renato Rabelo, esteve no ato e manifestou-se:

“O atentado é exatamente um exemplo do nível da intolerância e da atitude facista que em alguns setores da nossa sociedade já se expande nessa hora. Dá corpo até a esse tipo de gente. O petardo lançado aqui o que é? O símbolo de uma violência física, de uma violência que a gente só pode entender como atitude facistoide. Então essa é a primeira questão. Segundo, Lula é um patrimônio brasileiro, porque é uma grande liderança do nosso povo e um homem de grande prestígio mundial. Aliás, nós conseguimos isso nesses 12 anos. Todo mundo fala do que a gente conseguiu, mas esse é o lado maior, é uma grande liderança. Por isso que eles querem atingir Lula. Porque o atingir Lula abre caminho para eles. Essa é que é a questão. Atingir Lula é atingir o projeto, atingir a esquerda. Por isso que nós estamos aqui. Não é uma questão só do PT, não, é uma questão da esquerda. Eles vão dizer depois que a esquerda falhou, que a esquerda não vale nada, que a esquerda exatamente levou o Brasil ao desastre. É isso que eles vão dizer. Por isso que Lula para nós é o maior símbolo da democracia e das conquistas alcançadas neste país.”

Leia a íntegra da nota:

Fundações partidárias em favor da democracia e contra a intolerância

NOTA

Os democratas de nosso país se estarreceram com o covarde atentado praticado contra a sede do Instituto Lula no dia 30 de julho. A bomba caseira que foi detonada representa uma escalada nas manifestações de intolerância contra ex-integrantes do governo, bem como contra simpatizantes dos partidos que o compõem, em particular, o Partido dos Trabalhadores e agora diretamente contra o ex-presidente Lula.

Essa escalada tem que ser imediatamente interrompida em nome da democracia e antes que produza consequências mais graves com vítimas fatais. A experiência que vivemos no Brasil em passado não muito distante nos mostra aonde a violência e o fascismo nos levam. É importante que todos demonstremos nosso repúdio a este tipo de acontecimento.

Exigimos que as autoridades policiais cumpram seu dever de investigar os fatos com objetividade e presteza e que o Poder Judiciário cumpra seu dever de punir os responsáveis.

Diretoria das Fundações

Leonel Brizola-Alberto Pasqualini

Maurício Grabois

Perseu Abramo