A Coordenação Nacional de Saúde do PCdoB, sob a comando de Julia Roland e a Fundação Maurício Grabois, prepararam uma publicação com as diretrizes de mobilização e propostas à 15ª. Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada nos dias 1 a 4 de dezembro de 2015.

A arquivo da cartilha “Mobilizar o povo para participar da 15ª. Conferência Nacional de Saúde para o SUS avançar” está integralmente disponível em PDF para download. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

O documento prepara a intervenção militante considerando o quadro complexo e instável e de rumo indefinido em que ocorrerá o debate sobre Saúde. “Lembrando que a saúde continua sendo o principal problema apontado pela população brasileira, em sucessivas pesquisas de opinião. A partir da análise da situação da saúde do nosso país, apresentamos propostas para contribuir com o debate da conferência”, disse Julia Roland.

Ela explica que há uma compreensão de que a realidade brasileira exige o reconhecimento dos diferentes projetos para a saúde, exigindo a discussão de como eles respondem a um caminho não privatista que envolva a participação social e a garantia do acesso e represente um SUS público e de qualidade.

“Ao mesmo tempo em que reconhecemos as conquistas alcançadas, defendemos o aprofundamento da Reforma Sanitária, no sentido de fazer avançar o SUS e responder adequadamente às necessidades de saúde da população, como parte da luta por reformas estruturais indispensáveis para melhorar a qualidade de vida do povo, como a reforma urbana e da educação, dentre outras”, salienta Julia.

O documento defende que os avanços do SUS passam pelo fortalecimento dos direitos de cidadania; pela participação da sociedade na formulação, no acompanhamento e na avaliação das políticas de saúde; e pelo resgate da importância do espaço político público para o desenvolvimento das ações de saúde, orientado pela dimensão crítica das políticas públicas voltadas para o processo saúde-doença-cuidado.