A campeã olímpica Hélia Rogério de Souza Pinto, a Fofão, que se despediu das quadras recentemente, foi uma das homenageadas com a Medalha Theodosina Ribeiro. A outorga da medalha aconteceu nesta sexta, 19, durante Sessão Solene na Assembleia Legislativa, no Plenário Juscelino Kubitschek. A premiação é um reconhecimento às mulheres cujos trabalhos empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade.

Iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB), a Medalha foi instituída neste ano após aprovação de um projeto de resolução de sua autoria. Ao ser instituído sob a forma de resolução, a outorga da medalha passou a ter caráter permanente e a integrar o calendário anual da Assembleia Legislativa. A iniciativa conta, ainda, com o apoio das deputadas Maria Lúcia Amary (PSDB) e Ana do Carmo (PT). “A população negra, principalmente as mulheres, precisam de referências positivas. A Fofão foi uma grande atleta e que nos deu muito orgulho nas quadras. Essas referências precisam ser valorizadas”, declara Leci.

Leci Brandão destacou a importância da medalha que carrega o nome da primeira vereadora e primeira deputada negra da cidade e do Estado de São Paulo.

Presente à solenidade, Theodosina foi eleita como vereadora da Câmara Municipal de São Paulo em 1970. E, em 1974, foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou também o cargo de vice-presidente e cumpriu três mandados.

Presentes à solenidade, os deputados federais José Mentor (PT/SP), Orlando Silva (PCdoB/SP) e Luciana Santos (PCdoB/PE) parabenizaram a deputada Leci Brandão pela iniciativa e fizeram referências elogiosos a trajetória da ex-deputada Theodosina.

Mulheres homenageadas

A diversidade é uma marca do time de homenageadas que atuam nos mais diversos segmentos da sociedade.

A entrega das medalhas para as homenageadas teve início com a deputada Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda e presidente nacional do PCdoB, se seguiram Sueli Carneiro, diretora do Geledés Instituto da Mulher Negra; Hélia Rogério de Souza Pinto, a jogadora de vôlei Fofão; Maria Aparecida da Silva Bento, diretora do Centro de Estudo das Relações de Trabalho; Rosmary Correa, ex-deputada e a primeira delegada da Mulher no Estado de São Paulo; Angélica de Maria Mello de Almeida, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Maria Eulina Hilsenbeck, fundadora do Clube de Mães do Brasil; Ornela Maria Aleixa, da Pastoral da Mulher da Brasilândia; Juliana Helena Delfino, presidente da Casa de Cultura Raízes; Ana Lucia Vilar Mamede Keddi, presidente da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas; Maria Angela Teodoro, auxiliar de enfermagem; Mari Laila Tanios Maalouli, vereadora; Joyce da Silva Fernandes, cantora e professora; Alessandra Ribeiro Martins, presidente da Associação Jongo Dito Ribeiro e Stephanie Ribeiro, estudante de arquitetura.

Edições anteriores

Nos anos de 2013 e 2014, a deputada realizou o Prêmio Theodosina Ribeiro, em parceria com as entidades Elas por Elas – Vozes e ações das mulheres, Geledés e União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam), homenageando mulheres dos mais diversos segmentos. “Essa medalha fortalece a discussão sobre as minorias e os segmentos excluídos de nossa sociedade. Além disso, é uma homenagem mais do que merecida à doutora Theodosina Ribeiro, que é um exemplo e uma inspiração para nós, mulheres negras, por toda a luta que ela representa. Ser a primeira mulher negra eleita deputada no Estado de São Paulo é sinônimo de força e garra que a história não pode esquecer”, afirma a deputada Leci Brandão.

Theodosina Ribeiro

Nascida em 29 de maio de 1930, na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas. Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). A filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros. Depois dela, outras mulheres negras se engajaram na vida pública.