Assista a íntegra da apresentação do FPADados:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR FPADADOS

O lançamento contou com presença de jornalistas e gestores municipais, e na ocasião também foi apresentado o estudo sobre o impacto dos programas federais como Prouni e Fies no ensino superior no Brasil. A ferramenta também foi conhecida pelos internautas, que acompanharam o evento por meio da transmissão online da tevêFPA.

Ronnie Audrin Silva, membro da equipe de desenvolvimento do FPADados, explicou que a ideia da ferramenta vem da preocupação da Fundação Perseu Abramo em oferecer conteúdo que auxilie além da gestão pública, estudiosos e pesquisadores.

No Brasil há apenas duas décadas começou a coleta de indicadores e dados, que segundo Ronnie, estão “espalhados em diversos sites e cada um com uma característica e perfil. Bebemos em todas as fontes e sintetizamos em uma única ferramenta, que está sempre em expansão”, explicou.

Por ser um sistema dinâmico, o número de variáveis vai continuar aumentando na medida que novos conteúdos sejam produzidos e também a partir da interação dos usuários. O técnico destacou que na nova versão do FPADados é possível visualizar graficamente os dados, por meio de mapas e gráficos.

O economista Alexandre Guerra, que também integra a equipe de desenvolvimento do FPADados, apresentou na ocasião o estudo: “Acesso ao Ensino Superior no Brasil: a contribuição dos programas federais no período recente“. Segundo Alexandre, esse será o primeiro de uma série, que pretende investigar vários temas, e feito com o subsídio de dados disponíveis no sistema do FPADados.

“O objetivo desta investigação foi verificar em que medida os programas federais mencionados vêm contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior dos jovens de 18 a 24 anos”, explicou o técnico.

Leia aqui a íntegra do estudo que aponta os avanços e dificuldades da universalização do ensino no Brasil. Segundo Alexandre,”ainda há dificuldade de acesso ao ensino superior e vem daí as políticas públicas do governo federal neste sentido”.

Para entrar em contato, tirar dúvidas ou propor conteúdos, escreva para [email protected]