Entre os dias 4 a 6 de maio em São Paulo, ou entre 7 e 8 em Foz do Iguaçu, ocorre o lançamento oficial do eixo brasileiro do Programa “Democracias en Revolución y Revoluciones en la Democracia”, iniciativa do governo equatoriano destinada à produção de reflexão acadêmica acerca das experiências de uma década e meia de governos de esquerda na América Latina.
O lançamento contará com a visita ao Brasil de Ramon Torres Galarza, embaixador Itinerante para Assuntos Estratégicos da República do Equador. Ele foi embaixador do Equador na Venezuela durante o governo Hugo Chávez.
O programa conta com uma rede de pesquisadores da Argentina, da Bolívia, do Equador, do Uruguai, da Venezuela e agora do Brasil. Aqui as instituições que farão parte da rede são UFRJ, USP, UNILA, UNIFESP e UFABC, com possibilidade de agregar também à rede movimentos sociais e a mídia progressista.
Programa Democracias en Revolución y Revoluciones en Democracia: http://drrd.iaen.edu.ec/

Agenda do Embaixador Itinerante do Equador para Assuntos Estratégicos Ramón Torres Galarza no Brasil, com os objetivos de promover:
1- Lançamento do Programa Regional Latino-americano de Docência e Investigação: Democracias na Revolução e Revoluções na Democracia;
2- Assinatura de convênios com as universidades brasileiras participantes

Programação das atividades acadêmicas do Embaixador

4 DE MAIO, SEGUNDA-FEIRA

19h00-22h30
Assinatura de Protocolo e Conferência
1-Assinatura do Protocolo de Intenções para a assinatura de Convênio do Programa Regional Latino Americano de Docência e Investigação com o governo do Equador entre a USP e o Instituto de Altos Estudos Nacionais do Equador.
2- Palestra do Embaixador Ramón Torres Galarza à comunidade USP e demais Universidades. Título : “Causas Contemporâneas da Emancipação e da Integração da América Latina”
Coordenador: Wagner Iglecias (USP)
Local: Sala do Conselho Universitário da USP – Rua da Reitoria, 374, térreo – Cidade Universitária – São Paulo – SP

5 DE MAIO, TERÇA-FEIRA

09h30 às 10h00
Videoconferência Internacional Democracias em Revolución y Revoluciones em la Democracia
Videoconferência com a Universidade Nacional General Sarmiento, de Buenos Aires.
Local: Centro de Tecnologia da Informação – Escola Politécnica da USP – Av Prof Luciano Gualberto, travessa 3, nº 71 – Cidade Universitária – São Paulo – SP

19h00-22h30
Mesa Redonda sobre Integração da América Latina
Embaixador Ramón Torres Galarza, Gilberto Maringoni (UFABC), Igor Fuser (UFABC), Mariza Bertoli (USP) e Carlos Eduardo Martins (UFRJ)
Coordenadora: Vivian Urquidi (USP)
Local: Auditório Lupi Coltrin – Escola de Comunicação e Artes da USP – Av. Prof. Almeida Prado, 1280 – Cidade Universitária – São Paulo – SP


6 DE MAIO, QUARTA-FEIRA

19h00-21h00
Conferência
Palestra do Embaixador Ramón Torres Galarza à comunidade UNIFESP e demais interessados. Título : “Causas Contemporâneas da Emancipação e da Integração da América Latina”. Coordenadora da atividade: Profa. Dra. Regiane Nitsch Bressan
Local: Rua Angélica, 100 – Osasco – SP

8 DE MAIO, SEXTA-FEIRA

UNILA- Universidade Federal de Integração Latino Americana
Cidade de Foz do Iguaçu- Paraná – PR

Noite – Conferência do Embaixador Ramón Torres Galarza à comunidade UNILA e demais interessados. Título : “Causas Contemporâneas da Emancipação e da Integração da América Latina”. Coordenador das atividades na UNILA: Profa. Dra. Renata Peixoto

Coordenador do Comitê de Organização e Recepção do Embaixador no Brasil: Prof. Dr. Wagner Iglecias
Docente do Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas – EACH-USP e Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo.
Realização:
Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina da USP (PROLAM-USP)
Organização:
Prof. Dr. Wagner Tadeu Iglecias
Profa. Dra. Vivian Grace Fernández-Dávila Urquidi
Margarida Nepomuceno
Mayra Coan Lago
Prolam– Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina da USP
Rua do Anfiteatro , 181, Colméias, Favo 1 – Cidade Universitária. São Paulo/ Capital- Campus Butantã
Telefones/Fax: 3091-3587
[email protected], [email protected]