A seção baiana da Fundação Maurício Grabois (FMG) realiza, na próxima quinta-feira (30/5), em Salvador, uma roda de diálogo para discutir a ‘Situação do petróleo no mundo e a crise da Petrobras’. O evento, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da entidade, será no Teatro da Universidade, no bairro do Cabula, às 16h.

Para o debate, foram convidados o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Petrobrás, Davidson Magalhães (PCdoB), e o sociólogo e historiador cubano Carlos Tablada, autor do livro ‘Petróleo, Poder y Civilización’. A intenção do encontro é discutir a relação entre a valorização da Petrobrás e a crise por qual passa a empresa.

“Esse debate acontece em um momento oportuno, quando a principal empresa brasileira está sobre ataque. A descoberta do pré-sal e a valorização da Petrobras despertaram interesses internacionais. Hoje, o cenário é de crise, com prisão dos dirigentes. O que queremos observar é se há relação entre essa valorização da Petrobrás e a crise”, explicou o coordenador estadual da FMG, Ricardo Moreno.

Segundo o coordenador, o convite feito ao escritor cubano foi motivado, justamente, pela abordagem que ele faz entre o petróleo e o imperialismo. Embora não tenha sido publicado em português, a tradução do título do livro mencionado é “Petróleo, Poder e Civilização”.

O encontro é aberto ao público e integra a agenda de atividades referentes ao 1º de Maio, Dia do Trabalhador.