Foram agraciados o diretor do Instituto Ciência e Fé de Curitiba e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1980, Dr. Evaristo Eduardo de Miranda e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), representado pelo seu presidente, João César Meneghel Rando.
Gestão territorial do agronegócio
A indicação dos prêmios é dos deputados Marcos Montes (PSD-MG) e Moreira Mendes (PSD-MG), que consideram que a instituição e o pesquisador contribuíram para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil.
Evaristo Eduardo de Miranda é também professor-orientador, credenciado em mestrados da USP e da Unicamp, e já realizou pesquisas em todos estados da Federação. Ele trabalha com desenvolvimento sustentável e em suas pesquisas sobre gestão territorial do agronegócio busca conciliar proteção ambiental e produção agrícola.
Ele já foi prestigiado com prêmios e condecorações como: Ordem do Rio Branco, Ordem do Mérito Militar, o prêmio Abril de Jornalismo (Categoria Ciências), a Medalha do Pacificador e o Prêmio Newton Freire-Maia. “Imensa contribuição sobre responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade da agricultura brasileira tanto do instituto como do Sr. Evaristo devem ser reconhecidas por essa comissão”, disse o deputado Moreira Mendes.
Desenvolvimento sustentável da agricultura
O Inpev foi criado para atender às determinações da Lei 9.974/00, que disciplinou a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, e é responsável pelo recolhimento, destinação e manejo dessas embalagens vazias.
De acordo com o deputado Marcos Montes, devido à atuação do instituto, em pouco mais de 10 anos, o Brasil passou a ser considerado referência assunto. Em 2012, 94% das embalagens primárias de defensivos agrícolas, aquelas que entram em contato direto com o produto, foram retiradas do campo e enviadas para a destinação ambientalmente correta – um percentual muito acima da média mundial.

Com informações da Agência Câmara