A Câmara Municipal de Campos do Jordão, por intermédio do vereador Luiz Ricardo Castelfranchi (PCdoB) denominou, através da lei nº 3.585/2013, que o hall de entrada do Espaço Cultural Dr. Além passará a se chamar “Salão Nobre Dynéas Aguiar”.

Para oficializar, a Secretaria Municipal de Cultura (SeCult) descerrará a placa nesta quinta-feira, 7/11, a partir das 19 horas. No mesmo dia acontecerá o tombamento do prédio do Espaço Cultural Dr. Além, promovido pelo IPHAC. O jornalista e pesquisador Osvaldo Bertolino representará a Fundação Maurício Grabois e a direção do PCdoB na solenidade.

O comunista histórico Dynéas Aguiar, falecido em 13 de junho de 2013, com 81 anos, compunha a equipe do Centro de Documentação e Memória da Fundação Maurício Grabois. Foi presidente do Conselho Municipal da Cultura da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e se empenhou pela fundação da Associação Cultura de Campos do Jordão. Foi eleito vice-prefeito, no período de 01/01/2005 a 31/12/2008, durante a administração do prefeito João Paulo Ismael (PMDB). O atual prefeito Fred Guidoni referiu-se a Dynéas como um dos “baluartes da cultura e um ilustre personagem da história recente” da cidade que é conhecida internacionalmente como referência cultural brasileira.

O Espaço Cultural fica na Av. Januário Miráglia, 1586 – bairro Abernéssia e era um antigo cinema, inaugurado em 1942, que conserva as características arquitetônicas originais. É hoje em dia utilizado durante o Festival de Inverno, assim como para todo o tipo de eventos culturais da cidade. Quem visita este local poderá ainda encontrar o maquinário da década de 40, que durante muito tempo funcionou a carvão, e que ainda se encontra capaz de projetar filmes.

Mais informações sobre a homenagem pelo (12) 3664-4427/ 3664-3833