Em entrevista realizada à tarde, no Rio, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, declarou que o ministério vai conversar com a CBF para apresentar à Caixa condições que permitam a permanência do campeonato no calendário. “Há perspectivas”, prosseguiu o ministro. Já o banco, representado pelo vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Fabio Cleto, comentou que essa seria a tendência. Mas, por enquanto, o contrato vale apenas para este primeiro ano.

Para Aldo Rebelo, a “luta agora é colocar o futebol feminino de volta nos Jogos Universitários e nos Jogos Escolares”. Ele informou também que o Brasil pode vir a se candidatar a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino a ser disputada em 2019. Mas antecipou que a ideia ainda é muito embrionária.

O Campeonato Brasileiro teria 32 equipes participantes, mas houve desistência de algumas delas em cima da hora. Rapidamente, a CBF elaborou uma tabela que traz apenas um grande clube de tradição no futebol, o Vasco. Há outros, de menor investimento, que também vão emprestar o escudo para a competição, como Botafogo-PB, Mixto-MT, Tuna Luso-PA, Duque de Caxias-RJ e América, São José, Francana e Rio Preto – os quatro últimos do Estado de São Paulo. Os demais clubes são desconhecidos do público.

Ao todo, estarão em ação 300 atletas. Inicialmente, as 20 equipes, de 13 Estados e do Distrito Federal, estão divididas em quatro grupos de cinco. Classificam-se para a fase seguinte as duas melhores de cada chave. Com o dinheiro do patrocínio da Caixa, os participantes vão ser custeados em suas despesas de transporte aéreo e terrestre, hospedagem e alimentação, quando da realização das partidas.

Aldo Rebelo confirmou também a realização da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino, de 13 a 27 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). Dois times brasileiros estão garantidos: São José (SP), atual campeão da Copa do Brasil, e ADI Foz (PR), por ser sede da competição. Os campeões de cada país garantem a vaga nessa edição, que conta com recursos do Ministério do Esporte no valor de R$ 600 mil.

“Hoje é um dia muito importante para o País, onde essa modalidade é tão sofrida. Espero que esse seja o primeiro passo para outras competições”, disse a coordenadora de Futebol Feminino do Ministério do Esporte e ex-jogadora da seleção brasileira, Michael Jackson.

Os grupos do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino ficaram divididos da seguinte maneira: Francana (SP), Rio Preto (SP), Duque de Caxias (RJ), C. Olímpico (SP) e América (SP) no Grupo 1; Vasco (RJ), Ascoop (DF), ADI Foz (PR), Kindermann (SC) e São José (SP) no Grupo 2; Vitória (PE), Caucaia (CE), S. Francisco (BA), Mixto (MT) e Botafogo (PB) no Grupo 3; Tiradentes (PI), Viana (MA), Tuna Luso (PA), Iranduba (AM) e Pinheirense (PA) no Grupo 4.