A 21ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba será realizada em Foz do Iguaçu, de 13 a 14 de junho, no Hotel Foz do Iguaçu (Avenida Brasil, 97 – Centro). A atividade tem como objetivos centrais debater formas de solidariedade ao povo cubano; a campanha midiática internacional contra Cuba; a luta pela libertação dos cinco heróis presos nos EUA; a luta contra o bloqueio econômico e financeiro a Cuba; a organização das Brigadas Internacionais para Cuba; e o fechamento da base militar de Guantânamo.
Estarão presentes na Convenção, o Embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafael Zamora, a vice-Ministra  da Educação Superior Aurora Fernandes Gonzales, a deputada Adriana Peres, esposa de Gerardo Hernandes – um dos cinco heróis cubanos presos nos EUA, Dr. Mauro Alfonso, encarregado de cooperação medica, Jorge Abigantud, diretor da agencia cubana de viagem AMISTUR S.A., Gladys Pedroza, especialista em economia  e Elio Gomes, vice-presidente do Instituto  Cubano de Amizade com os Povos.
Outro aspecto importante que também norteará as discussões da XXI Convenção é o intercâmbio econômico e científico entre o Brasil e Cuba, já que a cooperação é favorável aos dois países. Havana e Brasília mantêm relações diplomáticas desde 1943 – interrompidas em 1964 e restabelecidas 22 anos depois. O Brasil é hoje o segundo maior parceiro comercial de Cuba na América Latina, depois apenas da Venezuela.
A XX Convenção Nacional de Cuba é uma realização da Associação Cultural Jose Marti e do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz, com o apoio do Comitê Iguaçuense de Solidariedade a Cuba, composto por 20 entidades da sociedade civil organizada de Foz do Iguaçu.
O evento conta com apoio da Casa da América Latina, App Sindicato, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu,  UJC (União da Juventude Comunista), Itaipu Binacional, Sindicato dos Jornalistas, Coletivo de Mulheres Ana Montenegro, Sinefi (Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu), Unidade Classista, Sismufi (Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu), MUP (Movimento Universidade Popular), UJS (União da Juventude Socialista), Cebra Paz (Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz), Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, Conselho da Mulher e ICAP (Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos).
Mais informações:

http://www.convencaonacionalcubabrasil.org/
Aluízio Palmar (45) 9941 6969
Mariana Serafini (45) 9935 5640