A CTB estará ao lado da UGT, NCST e da FS neste 1º de Maio, para comemorar o Dia Internacional do Trabalhador. O ato nacional das centrais será realizado em São Paulo, na tradicional festa que reúne centenas de milhares de pessoas para acompanhar os shows e o ato político com líderes partidários e de movimentos sociais de todo o país.

Anualmente, as centrais apresentam uma pauta com suas bandeiras de luta. Em 2013, cada um dos itens vem respaldado pela comemoração dos 70 anos da Consolidação das Leis Trabalhistas, histórica conquista da classe trabalhadora brasileira:

• Jornada de 40 horas semanais sem redução de salários
• Fim do fator previdenciário
• Reforma Agrária
• Igualdade de oportunidade entre homens e mulheres
• Política de valorização dos aposentados
• 10% do PIB para Educação
• 10% do Orçamento para Saúde
• Correção da Tabela do Imposto de Renda
• Ratificação da Convenção 158 da OIT
• Regulamentação da Convenção 151 da OIT
• Ampliação do Investimento Público

Programação

A partir das 7h, a Praça Campos de Bagatelle, na Zona Norte de São Paulo, já começará a receber as atrações musicais que se revezarão no palco até as 15h. Ao meio-dia está programado para começar o ato político.

A CTB estará representada pelo presidente de sua seção estadual da Bahia, Adílson Araújo. Entre os classistas, estão previstas também as falas de Vicente Selistre (presidente em exercício da CTB) e de Alberto Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O secretário-geral da CTB, Pascoal Carneiro, estará ao lado dos demais secretários-gerais das outras centrais para conduzir todo o ato político

O presidente da CTB, Wagner Gomes, este ano irá participar das comemorações do 1º de Maio em Cuba. No dia 2, ele estará entre os mais de mil líderes sindicais e de movimentos sociais que prestigiarão o Encontro Internacional de Solidariedade, a ser realizado em Havana.

Publicado no Portal CTB

Para mais informações, acesse o site especial do 1º de Maio Unificado das Centrais

Eventos pelo país

Rio de Janeiro

Nesta terça-feira (30) vai ser marcada por comemorações pelos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Porto Velho (RO). No Rio, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) realiza solenidade às 16h, no Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), no bairro de São Cristóvão – palco onde, segundo o TRT embora historiadores discordem, em 1943, o presidente da República Getúlio Vargas teria anunciado a criação da CLT para um estádio lotado (veja o vídeo).

Na solenidade, será colocada uma placa alusiva aos 70 anos de promulgação da CLT. O evento acontecerá à beira do gramado.

Recife (PE)

Os trabalhadores pernambucanos serão homenageados com uma grande festa na Praia do Pina, nesta quarta-feira (01), com a 3ª edição da Festa do Dia do Trabalhador –  no 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais. A festa deve reunir cerca de 150 mil pessoas nesta edição sob o tema deste ano é os “70 anos de CLT”. O evento, que é gratuito e aberto ao público, tem início às 10h e segue até as 18h30.

Campo Grande (MS)

Com a presença do ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, será realizada, também na terça (30), a 1ª Sessão Solene Comemorativa dos 20 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS), dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e do Dia do Trabalho. O TRT/MS foi criado pela Lei nº 8.431, de 9 de junho de 1992, e efetivamente instalado em 7 de janeiro de 1993.

Teresina (PI)

O TRT-22 (PI) realiza um dia de debates sobre o tema “70 anos da CLT: conquistas e perspectivas”. O evento acontece das 9h às 17h, no auditório do Fórum Trabalhista de Teresina.

Fortaleza (CE)

E em Fortaleza, a Câmara de Vereadores realiza sessão solene em homenagem aos 70 anos da CLT.

Porto Velho (RO)

Os 70 anos da CLT serão comemorados na Assembleia Legislativa de Rondônia nessa terça-feira (30), às 16h30, com uma sessão solene.

Mostra no Passadiço Cultural do Rio

Embora o vídeo tenha sido legendado com a data de 1943, o discurso é de dois anos depois da criação da CLT, conforme noticiaram jornais da época:

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região inaugurou, na última segunda-feira (29/4), a mais nova exposição em comemoração ao aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Trata-se da mostra “70 Anos de Conquista Social”, que apresenta cenas marcantes do processo de homologação da legislação trabalhista. Ao todo, são sete painéis localizados no Passadiço Cultural – servidão que liga os fóruns trabalhistas da Rua do Lavradio e da Avenida Gomes Freire, no bairro da Lapa.

A mostra, realizada pelo Instituto Justiça & Cidadania em parceria com o Tribunal, ajuda a contar, através de imagens, como foi a elaboração da publicação que unificou toda a legislação trabalhista existente no Brasil. Os painéis da exposição trazem reproduções das primeiras leis trabalhistas; cenas de trabalhadores no campo e também nas fábricas; recortes de jornais da época e da promulgação da Constituição de 1988; o registro do ex-presidente Getúlio Vargas no Estádio de São Januário falando da criação da CLT, dois anos depois, em 1945; dentre outras figuras.

Após a abertura da exposição, foram distribuídos exemplares da publicação “Consolidação das Leis do Trabalho: edição histórica 70 anos”, lançada na ocasião dos 50 anos da CLT e organizada pelo ex-presidente do TRT/RJ, desembargador Aloysio Santos. O material gráfico também traz textos do jurista Arnaldo Süssekind, falecido no ano passado.

A exposição tem entrada franca e pode ser vista até o dia 22 de setembro.

Jornal A Noite de 2 de maio de 1943, em que Getúlio discursa na Esplanada do Castelo, centro do Rio: