O presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, e seu conselheiro fiscal Pedro Oliveira, participaram de reunião, nesta quinta (11),  em Brasília, pautada pela busca de uma agenda comum de atuação entre fundações, durante o ano.
O encontro ocorreu na sede da Fundação João Mangabeira, com participação dos presidentes das fundações Perseu Abramo, Marcio Pochmann (PT);  João Mangabeira, Carlos Siqueira (PSB); e Republicana Brasileira, Joaquim Mauro da Silva (PRB). Compareceram ainda representantes das fundações Ulysses Guimarães, Tathiana Souza (assessora do presidente Eliseu Padilha)(PMDB); e Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, André Benegotto e Leite Filho (PDT).

Crise capital
“Foi uma reunião bem representativa do espectro partidário, com um leque amplo de fundações”, destacou Monteiro, lembrando de outras iniciativas similares que resultaram em “experiências muito valiosas”, como um seminário sobre defesa nacional e outro sobre os impactos da crise capitalista no Brasil. A intenção, agora, é atualizar o debate sobre a crise mundial do capitalismo por meio de um seminário conjunto, abordando as diferenças de impacto desse colapso econômico no Brasil, assim como em outros países da América Latina em comparação com a Europa e os EUA.
Mas discutiu-se, também, a realização de seminários, debates e oficinas sobre educação, saúde, democracia, gestão pública, entre outros temas que sejam convergentes entre as fundações. “Os grandes temas nacionais e internacionais precisam de uma ação conjunta, uma união de esforços para dar respostas às problemáticas mais complexas, que precisam contar com a contribuição das diferentes correntes de pensamento do campo democrático brasileiro”, defende Monteiro.
Para o presidente da Grabois, na medida em que as fundações se reúnem, a possibilidade de produzirem bons frutos é maior do que se estiverem apenas voltadas para suas agendas individuais. “Considero que foi um êxito, porque há uma necessidade de que as fundações intensifiquem as atividades conjuntas em termos de colaboração recíproca”, avaliou Monteiro, garantindo seu empenho para que, de fato, essa agenda venha a acontecer.

Web TV
A reunião de trabalho pontuou algumas hipóteses que serão ainda melhor debatidas entre as diretorias das fundações para consolidar a agenda. Entre as possíveis iniciativas conjuntas está o esforço para utilizar de forma efetiva recursos como a TV na web para dar mais eco às atividades  realizadas. As fundações tencionam solicitar aos presidentes da Câmara e do Senado o uso das TVs Câmara e Senado para uma programação de maior vulto.
A próxima reunião entre as fundações será dia 10 de maio na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, com o objetivo de consolidar a programação debatida.