A atual edição aprofunda o debate sobre os temas que estarão em xeque na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Na primeira matéria, Aldo Arantes aborda “A Rio+20 e o neoliberalismo ambiental”, com foco na polêmica proposta dos países desenvolvidos de frear o crescimento somente dos países em desenvolvimento sob o argumento de busca de um novo paradigma econômico que não degrade o meio ambiente.

No mesmo sentido, Luciano Rezende, Murilo Ferreira e Juares Ogliari tratam, no artigo “Economia verde, desenvolvimento sustentável, e a Rio +20”, da falácia da economia verde em meio ao discurso ambientalista.

A posição oficial do Brasil no debate dos temas da Rio+20 é apresentada por Princípios com a publicação de uma parte do documento da “Contribuição Brasileira à Rio+20″.

O cientista Ennio Candotti traz importante contribuição sobre a questão da ciência e tecnologia e o debate ambiental no artigo “C&T e conservação na Amazônia + 20“. Também tratando da Amazônia, mas sob outros enfoques, temos os artigos: “O desafio do povo das águas“, de Lélio Costa; e “Consequências da Rio+20 no desenvolvimento sustentável da Amazônia“, de Eron Bezerra e Therezinha de Jesus.

Artigo da deputada Perpétua Almeida defende que “O equilíbrio que buscamos não se limita à economia e à natureza”, e Lúcia Stumpf aborda a Cúpula dos Povos – evento paralelo à Rio+20.

Outros importantes temas em relevo no país são “A ameaça de desindustrialização”, artigo de Osvaldo Bertolino, e “Verdade e Justiça para João Batista Franco Drummond” texto de Egmar de Oliveira, Carolina Melo e Paulo Abrão que trata da decisão inédita por parte da justiça brasileira em reconhecer que João Batista Drummond morreu sob torutura e não por atropelamento, como constava em sua certidão de óbito.

Ainda sobre este tema, em entrevista exclusiva para Princípios, Maria Ester Drummond, viúva de João Drummond, oferece um forte relato de sua luta pela verdade e pela justiça, em prol do direito à memória e à história de seu companheiro.

Na pauta internacional, a revista traz os artigos “A batalha da Síria e a construção de uma Nova Ordem Mundial”, de Lejeune Mirhan; “A crise do pan-americanismo e a transição no cenário internacional”, de Rubens Diniz; “Pelo fim do colonialismo em Porto Rico”, de Gabriel Muriente, e “A construção do socialismo em Cuba”, de Francisco Delgado.

Princípios também publica com exclusividade a tradução em português de importante artigo do acadêmico italiano Alberto Burgio, que analisa com o ferramental teórico da atualidade a obra “Que Fazer?”, de Lênin. A íntegra do texto está disponível na recém-lançada página eletrônica da Princípíos ( www.revistaprincipios.com.br ).

Outra contribuição importante do exterior vem de Portugal. O colaborador de Princípios, Sérgio Barroso, apresenta a reflexão “Mais Partido entre os intelectuais, mais intelectuais na luta do povo”, discurso proferido por Jerónimo de Sousa – secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP).

A revista dá continuidade à cobertura dos eventos de comemoraçao dos 90anos do PCdoB e publica artigo de José Carlos Ruy sobre a construção das direções partidárias na legenda comunista desde sua fundação em 1922 até os dias de hoje.

Cláudio Gonzalez , da redação, foi à Caxias do Sul para prosseguir com as reportagens da série Partido Vivo e relata a experiência dos metalúrgicos comunistas da cidade gaúcha na matéria “Protagonismo comunista e classista em Caxias do Sul”.

Em suas páginas finais, a edição 118 de Princípios traz pequenas resenhas dos novos livros lançados pela Fundação Maurício Grabois e a editora Anita Garibaldi.

———–

Para adquirir a revista, entre em contato com a Editora Anita Garibaldi
Rua Amaral Gurgel, 447 – conjunto 31 – Vila Buarque – CEP 01221-001 – São Paulo/SP – Telefone/Fax: (11) 3129.3438
[email protected]
http://www.anitagaribaldi.com.br