Desde a reforma da taxa cambial em 2005, a taxa de câmbio do Renminbi em relação ao dólar americano valorizou cerca de 30%, enquanto o superávit comercial da China registrou quedas consecutivas. Segundo estatísticas da alfândega chinesa, o superávit comercial do país em 2011 superou os US$ 150 bilhões. Ao mesmo tempo, a proporção do superávit no PIB nacional caiu de 3,1% para 2%, um nível considerado razoável pela comunidade internacional. Os líderes do país e funcionários do departamento financeiro anunciaram recentemente que a taxa cambial entre o Renminbi e o dólar já estabilizou.

 

Para Wang Jun, está é o momento adequado para ampliar a margem de flutuação do Renminbi.

“Esse é um passo muito importante para formar o mecanismo de taxa cambial do Renminbi. A valorização na ordem das dezenas de pontos percentuais, que vinha acontecendo nos últimos quatro ou cinco anos, já terminou. Não vai haver uma valorização superior a 5%. No entanto, existe ainda a possibilidade de um aumento de dois ou três pontos percentuais durante um certo período de tempo.”
A ampliação da margem de flutuação do Renminbi está ligada à internacionalização da moeda chinesa. Wang Jun indicou que, com essa mudança, o maior obstáculo para o Renminbi entrar no mercado internacional será diminuído. Os produtos financeiros relacionados com Renminbi vão passar a fazer parte da realidade internacional. Mais e mais países estarão dispostos a comprar o Renminbi como moeda de reserva.

“A internacionalização do Renminbi pede a liberalização da taxa cambial no mercado. Devemos diminuir a intervenção do governo. A ampliação da margem de flutuação da moeda chinesa é um elemento essencial para realizar a internacionalização do Renminbi.”
A comunidade internacional respondeu favoravelmente a esta mudança. A presidente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, divulgou recentemente uma declaração, na qual elogiou a decisão do banco central da China. Lagarde afirmou que este é um compromisso feito pela China no equilibro entre crescimento econômico e liberalização da taxa cambial do Renminbi.

O Departamento do Tesouro dos EUA considera que, com uma aplicação adequada, essa decisão será favorável para as economias da China, dos EUA e até a nível global.
No entanto, a mudança da margem de flutuação do Renminbi terá impacto na atividade das empresas importadoras, disse Wang Jun.

“A política reflete os esforços da China no sentido do equilibro comercial. Porém, devemos entender que essa ampliação será um grande desafio para as empresas importadoras, refletindo-se no cálculo de custo e na elevação da competitividade.”

___________

Fonte: Rádio Internacional da China