No ano anterior, o governo autorizou a entrega de terras do Estado em usufruto para agricultores. O objetivo, recordou Oliveira, é estimular a produção nacional de alimentos, em queda nos últimos anos. O processo de entrega de terras já beneficiou cerca de 170 mil agricultores.
  
Há três anos, o Estado cubano paga US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 2,7 bilhões) em importações de produtos agrícolas e pecuários. Até então, 80% do que era consumido pelos cubanos tinha origem de outros países.   

Papa

Como já foi divulgado, em 22 de dezembro, o papa Bento XVI anunciou a intenção de fazer uma viagem apostólica ao México e a Cuba. As coordenações foram feitas entre os organizadores das viagens, as autoridades cubanas e a Conferência de Bispos Católicos de Cuba, que aprovaram a visita do Sumo Pontífice em 26 a 28 de março de 2012.

O papa será recebido em Santiago de Cuba, vindo do México, onde presidirá a realização duma missa, na Praça da Revolução “Antonio Maceo”, e visitará o Santuário Nacional da Virgem da Caridade do Cobre. Depois, irá a Havana, onde se encontrará oficialmente com o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, se reunirá com os bispos católicos cubanos e presidirá a Santa Missa na Praça da Revolução, antes de retornar a Roma.

Com agências