A mesa de abertura foi composta por Valter Pomar, secretário executivo do FSP; Ricardo Abreu, relações internacionais do PCdoB, Iole Ilíada secretária de relações internacionais do PT; Augusto Buonicore, secretário geral da FMG; Nereide Saviani, diretora da FMG e da Escola Nacional do PCdoB; Selma Rocha, diretora da FPA e da Escola Nacional de Formação do PT. Estiveram participando do evento mais dois diretores da Grabois: Aloísio Barroso, Leocir Rosa.

Além das duas entidades brasileiras estiveram presentes representantes de partidos da esquerda argentina, chilena, uruguaia, cubana, Peruana, venezuelana, paraguaia, salvadorenha. São organizações de diversas tendências, mas que tem em comum a perspectiva de integração soberana e solidária dos países da América Latina e a busca de construção de alternativas viáveis ao neoliberalismo. A maioria delas apontam o socialismo com única saída, embora existam diferentes visões sobre o que seja isso e dos caminhos para se atingir este objetivo.  

O objetivo deste encontro, que não tem caráter deliberativo, é a troca de experiências sobre formação entre as diversas escolas e fundações e elaborar um plano de trabalho que será submetido ao grupo de trabalho do FSP.

A Grabois e a secretaria de relações internacionais do PCdoB aproveitaram a oportunidade para sugerir temas e conteúdos para o trabalho de formação do Foro São Paulo no próximo período: Socialismo do século XXI, que envolva um balanço da experiência do socialismo no século XX e a estratégia socialista contemporânea para América Latina; a crise do capitalismo, o mundo em transição e a nova geopolítica mundial, perspectivas da integração latino-americana.