André Bezerra, secretário de Formação do Comitê Estadual de São Paulo, abriu os trabalhos ressaltando: “é importante que na luta política cotidiana paremos também para a formação,  instrumento imprescindível para a batalha do dia a dia”. Segundo ele, o objetivo é que até maio de 2012 o curso tenha sido dado a toda militância do PCdoB pelo país. “Queremos ainda formar novos formadores, capazes de multiplicar o conhecimento”.


O vereador Jamil Murad, vice-presidente estadual do partido, disse ficar “extremamente feliz por ver tantos camaradas comprometidos em dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito pelo glorioso Partido Comunista do Brasil em sua luta pelo socialismo”. Segundo ele, “é comum, e importante, que estejamos unidos em torno de campanhas pontuais, como as eleições ou uma campanha salarial, mas é ainda mais importante que nos mantenhamos unidos continuamente em torno de algo maior, que é o nosso Programa Socialista. E é essencial que ele seja disseminado a um número cada vez maior de pessoas”.


Wander Geraldo, presidente municipal do PCdoB, recordou Lenin ao dizer que “não existe teoria revolucionária sem movimento revolucionário”. O PCdoB, ressaltou, “luta nas frentes sociais, no âmbito institucional, mas também no campo da luta de ideias porque sem teoria, a brasa queima muito pouco”. Para ele, a formação é um passo fundamental “para que o PCdoB atinja a meta de 500 mil militantes até o 13º Congresso”.


José Carlos Tisiu, que também compõe a direção municipal, destacou que com a queda do Muro de Berlim, “muitos partidos comunistas se perderam; mas o nosso continuou porque soube se renovar mantendo seus ideais. Para apontarmos rumo ao socialismo, precisamos da teoria, que solidifica a prática”.


Diretora da Escola Nacional do PCdoB, coube a Nereide Saviani a missão de apresentar o vídeo e orientar sobre sua aplicação. Segundo ela, “São Paulo tem um papel estratégico na luta pelo socialismo porque ao mesmo tempo em que reúne uma grande e influente classe operária, também tem a elite mais renhida do país”.  Por isso, “é preciso investir continuamente na formação, nas lutas de ideias, institucional e nos movimentos sociais. Precisamos estudar o Programa Socialista, compreendê-lo e, assim, montar uma grande brigada de difusão do documento que é a base de nossa atuação”.


Ensino à distância

Composto de vídeo e apostila, o Curso do Programa Socialista (CPS) inova ao possibilitar o ensino à distância na formação comunista. Através de um filme leve e divertido, dividido em seis blocos (Introdução: 500 anos de muita luta; A encruzilhada brasileira; Por que o socialismo; O Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento; Ser militante do PCdoB e Para formadores e formadoras) a Secretaria de Formação do PCdoB espera poder facilitar a compreensão do conteúdo e incentivar o debate.


Ao final de cada bloco, os alunos serão estimulados a discutir o seu conteúdo; daí a importância de haver, na aplicação das aulas, um instrutor preparado para lidar com as dúvidas que irão surgir. Ao todo, o vídeo tem cinco horas de duração e em breve estará disponível na página da Fundação Maurício Grabois.


Conforme ressalta Adalberto Monteiro, presidente da FMG na apresentação da apostila do CPS, “não se trata de simples declaração de intenções ou exposição de opiniões. Nosso programa tem bases teóricas sólidas e está situado na dinâmica da história brasileira e no curso político contemporâneo do país e do mundo. Por isso mesmo, precisa ser estudado e compreendido para justificar a luta por sua realização”.


Embora já estivesse sendo planejado há tempos, o momento do lançamento do CPS ganhou um caráter ainda mais especial nas últimas semanas. “O PCdoB está chamado a unir forças para responder com altivez aos sórdidos ataques dirigidos ao camarada Orlando Silva e ao próprio Partido. Em consonância com o movimento deflagrado pela direção nacional, com múltiplas iniciativas das várias secretarias e frentes de atuação, a Secretaria Nacional de Formação e Propaganda participa dessa luta por meio de seus importantes instrumentos, dentre os quais a nossa Escola Nacional que, atualmente, põe em relevo o Curso do Programa Socialista”, escreveram Nereide Saviani e Altair Freitas, da direção da Fundação Maurício Grabois, em artigo sobre o tema.


“Deste momento e até o final do ano, ter agilidade, rapidez, espírito de combate e criatividade para a realização do CPS junto às bases partidárias recém reunidas – buscando também incorporar novas lideranças do movimento social – joga papel de alta relevância para rechaçarmos os ataques pérfidos bem como armar ideologicamente a militância para esta e para as próximas batalhas em defesa do Brasil e do Socialismo”, completaram.


De São Paulo,
Priscila Lobregatte


Leia também:
Difundir o Programa Socialista é defender o PCdoB

Orientações do Comitê Central sobre o trabalho com o CPS