Qualquer frase que explicite a característica ímpar de uma personalidade deve conter em seus traçados a deferência de uma autoridade. Sim, Amélia Império Hamburger, foi uma autoridade, mas não na incumbência do autoritarismo e sim nos trejeitos de uma mestra. Por esse e tantos outros feitos foi homenageada em sessão in memoriam na Câmara de Vereadores de São Paulo, nesta última segunda-feira (26) pelo propositor da homenagem, vereador Jamil Murad.

Estiveram presentes para a solenidade seu viúvo Ernst Hamburger, seus filhos e netos, além de presenças ilustres, tal como: Alfredo Bosi, Fernando Henrique Cardoso; Ana Maria Almeida Carvalho, Olival Freire Jr.; Sílvio R. Salinas, Maria de Lourdes Andrade Homem de Montes e diversos representantes de entidades cientificas, acadêmicas e dos movimentos sociais. A pianista Juliana D’Agostini presenteou o público presente com o 2º Movimento da Sonata 25 em Sol Maior. Op. 79 de Beethoven.

“Hoje é um vazio cheio de saudades…”

Com a frase lúdica, retirada do poema “Ausência” de 1947 de José Maria Homem de Montes, seu marido, Maria de Lourdes Andrade Homem de Montes fez um discurso emocionante diante o auditório lotado da Câmara Municipal. Maria falou da prima em tom nostálgico: “Vou falar das Amelinha e não da Amélia física nuclear. Eu e Amelinha tivemos uma infância feliz e saudável. Relembrar da Amelinha é lembrar-se do seu olhar firme, mas ao mesmo tempo, doce. Um olhar transbordante de bondade, tal qual de sua mãe e minha muito querida tia”, relembrou.

“Na galeria de brasileiros imortais…”

O propositor da homenagem, vereador Jamil Murad, apontou características de luta, de mulher guerreira comprometida com seu país. “A professora Amélia foi uma mulher, brasileira, a frente do seu tempo, dedicou toda sua energia em defesa da democracia, do desenvolvimento cientifico, tecnológico e da justiça social. Foi combatente pela liberdade. Por toda sua vida sofreu com as perseguições aos cientistas brasileiros praticado durante a ditadura militar, foi presa com seu esposo Ernesto. A professora, enquanto viveu, continuou sua luta política por um Brasil desenvolvido, civilizado e de progresso social para todos os brasileiros”, destacou o vereador.
“Ensinar o ensinar…”

Para o professor Alfredo Bosi, critico e historiador da literatura brasileira, ninguém mais foi tão generosamente aberta ao outro como Amélia, enquanto professora e pesquisadora dos vários campos da física experimental e teórica. “Talvez o traço mais saliente e original da Amélia, como cientista, tenha sido a sua paixão pedagógica. Isto é, o seu projeto sistemático de transmitir num só conhecimento, mas ir além, ensinar o ensinar”.

“Que saudades”

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também ressaltou características fortes e de presença em Amélia Hamburger, não apenas como cientista, mas como mulher. “Os mortos estão muito vivos pra mim, converso com eles, porque são tantos, cada vez mais vão ficando os sobreviventes, de modo que é muito bom ouvir falar de uma pessoa que está de forma efetiva aqui, efetiva porque deixou marcas. Uma mulher que foi capaz de se firmar não perdendo o amor, não perdendo o carinho, não perdendo a ternura, mas mantendo sempre a integridade. É com a maior emoção que posso dizer: que saudades.”, finalizou.

Em memória

Amélia Império Hamburger , nascida na cidade de São Paulo, conheceu o marido Ernst Wolfgang Hamburger em sala de aula, prédio 294, na faculdade de física da USP, famoso prédio da Maria Antônia. Ernst, também conhecido por Ernesto foi companheiro de turma e para o resto da vida, se formaram em 1954, logo após casaram. Fez mestrado na Universidade de Pittsburgh. Por 40 anos foi professora da USP. Trabalhou na preservação da memória cientifica, ajudou na criação da Sociedade Brasileira de Física. Amélia e seu marido foram presos pelo regime militar em 1970.

Foram muitos feitos e realizações, entre eles o prêmio Jabuti em 2010 na categoria cientifica, sem contar os dotes artísticos e poéticos. Faleceu em aos 78 anos em 1º de abril desse ano. Amélia proporcionou ao país a possibilidade deixar mais simples a ciência, ao alcance de todos, dado tamanho genialidade, essa homenagem promovida pelo vereador Jamil Murad serve de reconhecimento da grande cientista, cidadã, artista e mulher Amélia Império Hamburger. Como foi descrito nas primeiras linhas deste texto, qualquer frase que explicite a característica ímpar de uma personalidade deve conter em seus traçados a deferência de uma autoridade. É nesse contexto que Amélia vive em cada linha deste escrito, como na mente e nos corações de seus familiares, amigos, alunos e companheiros de vida.